Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 08:29

    Imprimir


Um estudo científico realizado entre 334 espécies de morcegos indica que os exemplares com os testículos maiores têm cérebros menores. A pesquisa publica nesta terça-feira a revista Proceedings of the Royal Society B: Biological Letters. A pesquisa, realizada por especialistas da Universidade de Syracusa, em Nova York (EUA), explica que desenvolvendo muito os testículos, o cérebro dos morcegos teria um crescimento inferior ao normal.

O desenvolvimento dos testículos em algumas espécies foi um recurso da seleção natural para atrair as fêmeas. Em alguns casos, o tamanho dos genitais equivale a 8,5% da massa corporal total, enquanto a proporção encontrada nos macacos é de 0,02 a 0,75%.

Os cientistas comprovaram que, nas espécies cujas fêmeas são promíscuas, os machos com os maiores testículos e cérebros menores são os com mais chances de chamar atenção e procriar. A escolha entre genitais ou cérebro acontece, segundo a equipe de Scott Pitnick, porque em ambos casos se trata de "tecidos custosos".

"Como os cérebros relativamente grandes são metabolicamente custosos de desenvolver e de manter, as mudanças de tamanho podem ser acompanhados por transformações compensatórias em outros tecidos custosos", afirmam os cientistas no artigo.

Os cérebros menores foram detectados nas espécies de morcego cujas fêmeas têm comportamento promíscuo e dentro de um sistema de grupos com muitas fêmeas e machos onde se procura obter o maior número de cópulas. "Em contraste, a promiscuidade masculina não tem nenhum impacto evolutivo no tamanho do cérebro", apontam os especialistas.

Os cientistas constataram que, nas espécies monogâmicas de morcego, os machos têm os cérebros relativamente grandes.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331245/visualizar/