Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 16:49

    Imprimir


As comissão de Meio Ambiente e de Defesa do Consumidor promovem nesta quinta-feira (8) audiência pública sobre comercialização de óleos comestíveis contendo soja transgênica, das marcas Soya e Liza, sem rotulagem. Segundo os autores do requerimento que pede a audiência pública, deputados Fernando Gabeira (PV-RJ), João Alfredo (Psol-CE) e Selma Schons (PT-PR), representantes do Greenpeace - organização não governamental ambientalista - denunciaram as empresas Soya e Liza por estarem colocando à venda, nos supermercados brasileiros, produtos com soja transgênica de forma irregular.

"Anteriormente, a entidade havia entregue, na presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, caixa contendo uma garrafa de cada um dos óleos, vídeo e farta documentação sobre a pesquisa que detectou a presença transgênica nos produtos, além de amostras da soja coletada e um kit para realização de testes. O mesmo dossiê foi entregue aos ministérios da Justiça, da Saúde e da Agricultura", explicaram.

De acordo os deputados, o Greenpeace coletou amostras de soja de diversos caminhões e visitou unidades da Bunge em Ourinhos (SP) e Dourados (MS), e a unidade da Cargill em Três Lagoas (MS), onde foram realizados testes que detectam organismos geneticamente modificados.

O resultado teria sido positivo em todas as fábricas investigadas, com exceção de uma unidade da Bunge que fabrica produtos para exportação em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. "A denúncia revela flagrante desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor, segundo o qual todo produto contendo mais de 1% de transgênico deve trazer essa informação em seu rótulo".





Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331317/visualizar/