Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 16:32

    Imprimir


O excesso de chuva em algumas regiões e a estiagem em outras provocaram em 2004 uma queda de 4,56% na produção da soja no país, em comparação com 2003. A retração, no entanto, não tirou o Brasil da posição de segundo maior produtor mundial, perdendo apenas para a China.

No ano passado, a soja respondeu por 30% do valor da produção agrícola e também pela maior área plantada no país (21,60 milhões de hectares). As informações são da pesquisa Produção Agrícola Municipal 2004, divulgada hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra que o cultivo da soja é feito em 19 estados. Na safra 2004, Roraima e Alagoas registraram as primeiras produções. Entre os 10 municípios com as maiores produções de soja, sete são do estado do Mato Grosso, dois de Goiás e um da Bahia. O município de Sorriso, no Mato Grosso, é o maior produtor brasileiro da soja.

A produção do algodão herbáceo foi a que mais cresceu de 2003 para 2004. Segundo o IBGE, o aumento foi de 72,71%, em função de bons preços praticados no mercado. O segundo produto com maior rentabilidade no país é a cana-de-açúcar.

"O produto ganhou novos investimentos devido ao aumento da demanda por álcool combustível no Brasil. Também a chegada dos veículos bicombustíveis no mercado nacional deu novo fôlego às lavouras da cana-de-açúcar, que geraram R$ 12,1 milhões no ano passado", explicou o técnico do instituto Carlos Alfredo Guedes.





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331320/visualizar/