Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 15:22

    Imprimir


Rio de Janeiro - A economia do Brasil vai crescer menos este ano e em 2006, segundo as nova projeções do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea), vinculado ao Ministério do Planejamento. Segundo o Boletim de Conjuntura divulgado nesta terça-feira, a forte queda de 1,2% do PIB no terceiro trimestre "levou à revisão do crescimento do PIB previsto para o ano de 2005, que passou de 3,5% para 2,3% neste. O de 2006 também foi revisto de 4,0% para 3,4%".

De acordo com o estudo, a desaceleração do ritmo de crescimento já era percebida "em outros indicadores de nível de atividade, como os de produção, vendas e pessoal ocupado da indústria, além do sentimento de empresários e consumidores".

Os técnicos do instituto dizem que "ainda é possível esperar um impulso no quarto trimestre, embora talvez não a tempo de reaproximar o crescimento do ano das expectativas formadas após o segundo trimestre", que apontavam um crescimento acima de 3,5% para este ano.

O boletim do Ipea culpa os juros pela retração da atividade econômica. "Os juros vão continuar em queda, embora com queda dos juros vai cumprir seu papel com a devida defasagem, que pode ser parte da explicação para a perda de dinamismo no terceiro trimestre", diz.

Para o Ipea, um afrouxamento na política fiscal poderá impedir uma queda maior nos juros. "A política fiscal, que talvez tenha um viés mais expansionista nos últimos meses do ano e também ao longo de 2006 - entretanto, o aumento de gastos, mesmo que venha a ser expansionista no curto prazo, tenderia a prolongar as taxas de juros elevadas, prejudicando o investimento e o crescimento sustentado", diz o boletim.





Fonte: Agencia Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331351/visualizar/