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Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 13:35
Por: JOSIANE DIAS PETTENGILL

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Fim de ano chegando e as famílias já começam a programar as tão esperadas viagens de férias. Com o objetivo de esclarecer dúvidas e evitar que esses dias se tornem desagradáveis, a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, através do Procon-MT, dá algumas orientações quanto aos passeios e viagens via terrestre e marítimo.

Após definido o destino, fazer uma pesquisa é imprescindível. Verifique o melhor caminho a percorrer ou faça uma pesquisa de preços entre as agências de transporte. Não esqueça de verificar também sobre a hospedagem, seguro viagem, locação de carros, bagagem e outros.

A superintendente do Procon-MT, Vanessa Rosin, alerta, “se alguma empresa não oferecer o que foi combinado, o consumidor é amparado pelo Código de Defesa do Consumidor, que determina a reparação por prejuízos e danos decorrentes de serviços em desacordo com a oferta ou mesmo inadequados. No contrato, deve constar tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pela publicidade. Convém guardar uma via datada e assinada, além de todos os prospectos, anúncios e folhetos publicitários, que integram o contrato. Qualquer alteração em relação aos hotéis, passeios, taxas extras e transportes deve ser comunicado ao consumidor. O prazo para reclamar é de até 30 dias após o término da viagem, sendo necessário fazê-lo por escrito, com cópia protocolada”.

Para as viagens de ônibus, as empresas devem fixar painéis ou cartazes discriminando o destino, preço e horários de saída em lugar visível e de fácil acesso. Deve-se ficar atento quanto ao seguro facultativo que está proibido de ser cobrado do usuário. Se o transporte usado na viagem apresentar vidros quebrados; dependências sujas com falta de higiene; bancos quebrados, anunciar que possui ar condicionado, mas que não funciona, o consumidor poderá reclamar. Para tanto, é interessante anotar o número de registro do ônibus e guardar o canhoto da passagem, para serem usados como comprovantes.

O passageiro deve tomar certos cuidados em relação as bagagem em viagens rodoviárias, colocando identificação nas malas por dentro e por fora, com endereço de origem e de destino. Se possível, mantenha os presentes na bagagem de mão, juntamente com as notas fiscais de compra. Documentos pessoais e objetos de valor, também devem ser carregados na bagagem de mão. O ticket da empresa transportadora também é um comprovante muito importante. Muita atenção aos pertences de mão nas paradas e escalas.

Hoje em dia, muitas empresas especializadas em turismo oferecem diferentes serviços. Um desses serviços é o seguro viagem, que atende as mais diversas necessidades. A cobertura pode ser em relação ao extravio de bagagens, doenças e até morte. Mas ela deve estar descrita claramente no contrato, constando o período e no que consiste a cobertura; valor da indenização; cláusulas de exclusão de cobertura ou de cancelamento; cobertura a terceiros, se houver; identificação das partes envolvidas, etc.

Em relação às hospedagens, procure saber o maior número de informações referente ao local. Infra-estrutura, serviços que oferece, refeições, proximidade dos estabelecimentos e locais onde deseja visitar, tipos de acomodação (quarto duplo, individual), área de lazer, horário do início e término da diária, cofre, etc. Solicite a confirmação da reserva e todas os detalhes de serviços oferecidos por escrito. O depósito solicitado para reserva deve ser no menor valor possível, também com comprovante por escrito. Todos os anúncios publicitários e documentos devem ser guardados.

O turismo direcionado a aventura ou ecologia está em alta, principalmente para quem mora nas grandes cidades e no exterior. Para a contratação destes serviços, certifique-se da segurança oferecida e se suas condições físicas são compatíveis ao programa. Peça um roteiro das atividades desenvolvidas e veja o grau de dificuldade. Roupas apropriadas, refeições inclusas, materiais e equipamentos necessários para o roteiro devem ser informados, bem como, atendimento oferecido em casos de emergência. A presença do guia especializado é indispensável.

A contratação de cruzeiros marítimos também requer pesquisa por parte do consumidor. Preço total, opções de pagamento, serviços oferecidos, duração do passeio, categoria, localização da cabine, refeições, passeios, taxas e gorjetas.

A superintendente acrescenta, “datas de saída e chegada devem ser seguidas com rigor. No caso da excursão, roteiros e horários são fixos. O guia deverá checar o número de pessoas que compõem o grupo. A procura de referências sobre agências de viagem com pessoas de confiança que tenham usado os serviços também é válida". O Procon disponibiliza o telefone 3322-9014 e o site www.mj.gov.br/dpdc/sindec. Ao consultar sites de agências, dê preferência aos registrados na Embratur.





Fonte: Assessoria/Procon-MT

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