Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 10:38
Por: Jonas Jozino

    Imprimir


Pesquisa Produção Agrícola Municipal 2004, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a produção nacional de soja caiu 4,56% no ano passado e somou 49,55 milhões de toneladas. Segundo o IBGE, a queda foi conseqüência de condições climáticas desfavoráveis no final do ano. Mato Grosso consolidou sua posição de principal produtor nacional ao responder por 29,30% da produção nacional.

O município de Sorriso é o maior produtor brasileiro de soja, seguido dos municípios mato-grossenses de Sapezal e Campo Novo do Parecis. Entre os dez maiores produtores municipais de soja em 2004, sete estão concentrados em Mato Grosso. Ao lado de dois municípios de Goiás e um da Bahia, Sorriso, Campo Novo e Sapezal concentraram 17,32% da produção.

A produção de 49,55 milhões de toneladas de soja no país em 2004 frustrou as expectativas iniciais de que fossem colhidas 58,9 milhões de toneladas. Houve aumento da área plantada de 12,56% em razão das cotações favoráveis do complexo soja, do aumento da demanda por parte dos países asiáticos e do bom nível de capitalização dos produtores. Além disso, a safra norte-americana apresentou quebra significativa.

O cenário favorável, no entanto, não evitou a queda na produção com a piora das condições climáticas em dezembro. De acordo com o IBGE, os estados da região Sul foram afetados por uma forte estiagem, e os Estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais registraram chuvas excessivas que resultaram em perdas na lavoura.

Apesar do recuo na produção, o país continuou sendo o segundo maior produtor de soja, responsável por 24% do total mundial. A soja respondeu em 2004 por 30% do valor de toda a produção agrícola nacional. Ela é também a cultura com maior área plantada (21,60 milhões de hectares). O cultivo da soja está presente em 19 unidades da federação. Em 2004, os Estados de Roraima e de Alagoas registraram produções da oleaginosa pela primeira vez.

Mas o cenário agrícola para Mato Grosso em 2006 é absolutamente preocupante. Dados da Céleres Consultoria, de Uberlândia (MG), aponta que Mato Grosso deverá apresentar na safra que está sendo preparada um recuo de 310,2 mil hectares. Nesse caso, o Estado lidera em termos absolutos o ranking da queda de área. Em seguida vem Goiás, com 282,8 mil hectares a menos, Paraná, com 261,3 mil hectares a menos, e Rio Grande do Sul, com 204,5 mil hectares.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331416/visualizar/