Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 08:08
Por: Anelize Moreno

    Imprimir


Em novembro o número de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) por comerciantes cuiabanos aumentou 2,22% em relação ao mesmo período de 2004. Foram 152,069 mil verificações no mês passado contra 148,755 mil em novembro do ano passado. Desde fevereiro deste ano é a primeira vez que o principal indicador do desempenho nas vendas registra um índice positivo. Mas a reação do mercado consumidor ainda não foi suficiente para puxar para o azul o saldo anual de consultas ao SPC, que acumula queda de 8,66% de janeiro a novembro.

A redução na taxa de juros, hoje em 18,5% ao ano, e a recuperação do crédito por parte dos consumidores inadimplentes contribuíram para a reação nas vendas na opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Roberto Carvalho. Ele destaca que a promoção da campanha "Antecipe seu Natal" também auxiliou no aquecimento do mercado.

O resultado animou os comerciantes e a previsão inicial de terminar o mês com vendas equiparadas às de dezembro de 2004 foi superada. A expectativa é de que haja crescimento de até 5% na comercialização de dezembro em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Para Carvalho, desde julho a queda no índice de consultas ao SPC vinha apresentando desaceleração no percentual negativo, o que já foi visto como um sinal positivo ao comércio. Em junho as verificações chegaram a menos 18,9%. No mês seguinte sofreu redução de 30,32%, passando a 13,17% negativos.

O índice de consultas ao sistema ficou em -7,04% em agosto, saltou para -12,1% em setembro e tornou a cair para -4,37% em outubro. "Isso nos levou a acreditar que haverá mudanças no quadro do comércio neste fim de ano".




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331484/visualizar/