Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 07:48

    Imprimir


O vereador Drildo Alves de Melo (PP) apresentou indicação direcionada ao Executivo Municipal para que através da Secretaria de Educação Cultura e Esportes faça adequações no salão localizado ao lado da torre de televisão, para o funcionamento de uma sala de aula de Xadrez.

Conforme o vereador indicante, o Xadrez é um jogo que ajuda no desenvolvimento do raciocínio das pessoas que o pratica. "Por isso é que proponho esta indicação para que seja aquele salão adequado para uma sala de aulas de xadrez, aberta para toda a população interessada e principalmente aos alunos do nosso município, pois dessa forma estaremos propiciando uma melhor qualidade na aprendizagem e uma maior capacidade de rapidez no raciocínio", disse o vereador Drildo.

Conforme estudos feitos por mestres em educação, os países que adotaram o xadrez como disciplina optativa observaram nas escolas de periferia resultados surpreendentes como: melhoria do rendimento escolar dos alunos que jogavam xadrez, aumento da atenção e diminuição de conflitos físicos entre os mesmos que pediam a intervenção policial. Tais resultados começaram a ser constatados após um ano de ensino do xadrez em aulas. Benjamin Franklin no seu "Moral do Xadrez" ao defender a tese de que este jogo ajuda na formação do caráter da criança, já havia preconizado tais efeitos. O professor José Angel Lopez de Turiso, da Espanha, escreveu que: "o aluno aprende a analisar sistematicamente os problemas, expor idéias, conclusões e soluções, avaliar antecipadamente as vantagens e inconvenientes de uma decisão, controlar a impulsividade e responsabilizar-se por seus atos".




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331493/visualizar/