Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 05 de Dezembro de 2005 às 15:56

    Imprimir


Uma novo réptil foi descoberto na região de El Nihuil, naArgentina informou nesta segunda-feira o Museu de História Natural do país. A espécie é composta apenas por fêmeas que se reproduzem por um mecanismo de clonagem. "É um animal de origem híbrida porque surge do cruzamento de duas espécies, mas diferentemente da mula (cruzamento entre o cavalo e o burro), que é infértil, porque pode gerar descendentes", disse à imprensa local o biólogo Ricardo Juárez, do museu de San Rafael. Juárez descobriu o Liolaemus nihuil em 2003, junto com Cristian Abdala, da Fundação Miguel Lillo, e Diego Baldo, da Universidade Nacional de Misiones.

Os cientistas estudaram o animal e apresentaram suas observações pela primeira vez no Sexto Congresso Argentino de Herpetologia, realizado entre 21 e 23 de novembro na cidade de Paraná, província de Entre Ríos (leste). Segundo os pesquisadores, trata-se de uma espécie "única no mundo", que não tem reprodução sexual, mas "se multiplica por um sistema de partenogênese, ou seja, pela divisão do óvulo sem a penetração do espermatozóide".

"O óvulo se divide sozinho e as crias são geneticamente idênticas à mãe", explicou Juárez. O novo réptil é do tipo triplóide, "ou seja, tem três pares de cromossomos ao invés de dois, que é o mais comum", disse o biólogo da cidade de San Rafael. "São organismos muito particulares porque resolvem problemas biológicos de forma muito particular, como a hibridização, para deixar descendência fértil", disse o biólogo.

Para Juárez "esta descoberta é importantíssima porque são muito poucos os casos, fora das espécies comuns, que permitem a realização de testes genéticos e o levantamento de hipóteses com tantas particularidades".




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331582/visualizar/