Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 05 de Dezembro de 2005 às 15:28
Por: Sanny Lisboa

    Imprimir


“O que Governo do Estado está fazendo hoje em nossa comunidade é o que todas as administrações passadas deveriam ter feito: conhecer de perto nossas necessidades e caminhar junto com a nossa vontade”. A declaração é de dona Maria Francisca Ribeiro, 54, moradora da comunidade rural dos Amigos do Morro, no município de Santo Antônio de Leverger. Ela, como dezenas de moradores de comunidades vizinhas, receberam neste domingo (05/12), a visita do secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes de Oliveira, do gerente do programa Participação Comunitária, Genilto Nogueira, técnicos da Casa Civil, vereadores e líderes comunitários.

Os moradores discutiram suas necessidades com os membros da administração estadual, fizeram reivindicações, conheceram as ações de integração do governo com o movimento comunitário e atuação descentralizada da Polícia Militar, por meio da palestra do chefe da Casa Militar. “Agora percebemos que nossos problemas não são só nossos porque o Governo do Estado vem até nós, para participar das reuniões e discutir conosco os caminhos que devemos seguir. Pela palestra, sentimos que o governo está muito presente em todas as áreas, tanto na zona urbana como na zona rural”, afirmou o presidente da Associação de Moradores dos Amigos do Morro, José Maurício Pereira.

De acordo com o coronel Oliveira, essa ação faz parte de uma série de trabalhos que vem sendo desenvolvidos junto a entidades do movimento comunitário de Mato Grosso. “É uma política de governo, determinada pelo governador Blairo Maggi. O foco é o cidadão. Temos que ir até as comunidades ouví-las, para depois capacitá-las, dando instrumentos para que, juntos, alcancemos melhores resultados em nossas ações”, explicou o coronel.

Em sua palestra, o coronel frisou que hoje a área da Segurança está mais integrada com as comunidades, através Polícia Comunitária, a criação de novas companhias nos municípios do interior do Estado e a atuação dos coronéis PM nessas cidades. Ele falou também da melhoria na infra-estrutura com a renovação de toda a frota de veículos e enfatizou a importância da integração das polícias com a criação dos Centros Integrados de Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA - Genilto Nogueira apresentou o Projeto Participação Comunitária aos moradores de Santo Antônio de Leverger. Desenvolvido pela Casa Militar e Casa Civil, o programa permite a formação de lideranças para a criação de projetos e o encaminhamento dos mesmos, por meio da atuação de vários órgãos do governo. “Saímos da democracia representativa para a democracia participativa, ouvindo as bases da sociedade, levando informações, capacitações para que a comunidade saiba como atuar junto com a administração pública”, salientou o gerente do projeto.

O programa já capacitou 600 líderes comunitários. Os cursos e oficinas são ministrados pela Escola de Governo, que prepara os líderes na elaboração de projetos coletivos e auto-sustentáveis.

Segundo Nogueira, cinco projetos já foram elaborados por 40 líderes após participarem da primeira fase da capacitação oferecida pela Escola de Governo. A avaliação e articulação para implementar os projetos são feitas pela Casa Militar e Casa Civil. Quatro já têm viabilidade técnica e econômica. “Pela primeira vez, o governo está oferecendo, de fato, oportunidade para que nós tenhamos participação em suas ações. Isso nos leva a ter ações mais eficientes, pois elas nascem aqui na comunidade e não nos gabinetes fechados”, observou o presidente da União das Associações de Moradores de Santo Antônio do Leverger, Sebastião Correia, que também participou da reunião na comunidade dos Amigos do Morro, neste domingo.

Para o presidente da União Coxipoense das Associações de Moradores (Ucam), Valmir Cardoso, a integração com as comunidades é sinônimo de reconhecimento e valorização do movimento comunitário. “Esperamos 30 anos para que isso acontecesse, o movimento comunitário foi criado exatamente para isso, para que o povo participe do governo”, afirmou.





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331600/visualizar/