Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 05 de Dezembro de 2005 às 14:15

    Imprimir


Moradores e empresários da Praça Conde de Azambuja, no cruzamento final das Ruas Pedro Celestino e Ricardo Franco, promovem neste ano, pela 12ª vez, um evento que já virou tradição numa das áreas mais importantes do Centro Histórico de Cuiabá, a Feirinha da Mandioca.

Trata-se da partida de futebol entre casados e solteiros, que, anualmente, sempre no mês de dezembro, completa o calendário das festas de Fim de Ano de um dos pontos mais tradicionais da Capital mato-grossense. O jogo reúne empresários, professores, músicos, bancários, garçons, artistas, jornalistas, comerciantes, advogados, autônomos, aposentados e estudantes, que, ao final, reúnem-se em almoço na própria praça.

Coordenador do evento, o professor de Educação Física, Marcos Araújo, recorda que a idéia surgiu em 1993, quando um grupo de amigos, que sempre se reunia na Praça da Mandioca, decidiu realizar uma partida de “futebol de integração”. O princípio era simples: montar um time com os solteiros e outro com os casados do grupo, o que freqüentemente acontece nos jogos de final de semana entre amigos. Neste caso, porém, começava ali um dos mais tradicionais e conhecidos "casados x solteiros" de Cuiabá, que dura até hoje.

O tempo passou e o jogo virou uma tradição e a escalação dos times passou a variar com a chegada dos novos casados e a entrada de novos solteiros, filhos, namorados e amigos, que, integrando o grupo, vão atualizando os times e garantindo a continuidade deste saudável e festivo hábito.

A 12ª edição do “Casados x Solteiros” da Feirinha da Mandioca está marcada para o dia 17 de dezembro, às 9h, no campo de futebol soçaite do Clube HSBC, na Avenida Beira-Rio.

HISTÓRIA

O Largo da Mandioca, que também é conhecido por Praça Conde de Azambuja, já foi um terminal de bonde. Recebeu o nome em homenagem ao conde, que recebeu o título de vice-rei do Brasil. É também um dos pontos históricos de Cuiabá. Hoje, existe uma associação de moradores e empresários que promove, todos os anos, o “Arraiá da Mandioca” (São João); às quintas e sextas-feiras, oferece música regional ao vivo e, aos sábados, pagode.





Fonte: Contexto Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331627/visualizar/