Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Dezembro de 2005 às 14:06

    Imprimir


No domingo, dia 4/12, estreou na TV a Campanha de Natal da Natura com um filme de 60” que será veiculado nos intervalos comerciais dos principais programas das emissoras de maior audiência do país. A campanha continua no ar até a véspera de Natal com o filme de 60” e uma versão em 30”.

Sob direção de criação de Jaques Lewkowicz e Marco Versolato, da Lew,Lara, a campanha “Feliz Brasil para Você” segue fiel às crenças e valores da Natura, e buscou reproduzir um Natal tipicamente brasileiro, ou seja, caloroso e repleto de diversidade cultural e racial.

A tarefa de retratar essa festa marcada por diferentes realidades, raças e costumes ficou a cargo dos artistas Adriana Souza e Juliano Martins. A obra “Noite de Natal”, que ilustra a campanha impressa, além de servir de inspiração para o filme, é uma combinação de pintura com a técnica do entalhe em madeira e traz cenas de um Natal bem brasileiro: retrata um vilarejo com casas de portas abertas – numa alusão à hospitalidade de nosso povo -, crianças enfeitando jequitibás e um Papai Noel chegando de carroça.

“Queremos com a campanha não apenas celebrar o Natal, mas desejar um Feliz Brasil para todos, por meio da valorização da diversidade cultural e racial do Brasil e do calor e carinho do povo brasileiro”, explica Maurício Borges, gerente de Propaganda da Natura.

Homenagem ao Brasil

O filme, dirigido por Sérgio Amon, reconhecido diretor e fotógrafo de cinema e publicidade, tem a obra de madeira entalhada como ponto de partida. A câmera sai de uma imagem estática da obra para mostrar um simpático povoado onde vivem portugueses, índios, alemães e negros, interpretados por alguns atores e também por gente comum - Consultoras da Natura, inclusive, fazem parte do elenco.

“Feliz Brasil para Você” é a maneira que a Natura tem de celebrar o Brasil e homenagear os brasileiros e as diversas culturas do país. Nesta Campanha para o Natal de 2005, a idéia é representar as relações e a miscigenação do país, aonde pessoas vindas de todas as partes do mundo convivem e celebram o Natal em harmonia. Outros elementos da obra original - como casinhas do vilarejo, um jequitibá, uma estrela cadente e o céu azul escuro - estão representados por meio de objetos estilizados.

O filme inova ao utilizar elementos do teatro na produção. A técnica foi adotada para melhor transmitir a mensagem e confere um aspecto lúdico e emocional ao filme.

O plano de mídia inclui ainda anúncios impressos de página dupla, que seguem o mesmo caminho criativo e a mesma lógica do filme. O anúncio, que já está sendo veiculado em várias revistas, diz que o Natal no Brasil é uma festa de índios, caboclos e mamelucos, onde tem pinheiro, mas também tem jatobá, andiroba e jequitibá. Papai Noel não chega apenas de trenó, mas também de canoa, carroça e chalana.

Trilha sonora

A música “Canção que vem”, composta especialmente para a Natura por Ronaldo Bastos e Celso Fonseca, servirá mais uma vez de trilha sonora para a campanha publicitária. Veiculada pela primeira vez no Natal do ano passado, na voz de Gal Costa, reapareceu em outras versões e já está virando hit oficial da marca.

No Carnaval deste ano, “Canção que Vem” recebeu o reforço da bateria da Mangueira e da poderosíssima e inconfundível voz de Sandra de Sá. Em junho, época das festas de São João no Nordeste, ganhou os acordes da sanfona de Dominguinhos. Neste Natal, a música estará na belíssima voz de Milton Nascimento, com um novo arranjo. Segundo Maurício Borges, a escolha tem sua razão de ser: “Buscávamos um cantor que carregasse brasilidade em sua postura, voz e traços, e que não fosse um representante exclusivo de uma determinada região do país, mas sim, que representasse todo o Brasil”, finaliza.

Sobre a Natura

A Natura registrou em 2004 uma receita bruta da ordem de R$ 2,5 bilhões, o que representou um crescimento de 33% em relação ao ano anterior. A quantidade de unidades produzidas aumentou 28%, passando de 136 milhões em 2003 para 175 milhões no ano passado. No momento, a Natura conta com um quadro de cerca de 3.400 colaboradores e 475 mil Consultoras no Brasil. Outras 34 mil Consultoras atuam no Chile, Argentina, Peru e México, países da América Latina em que a Natura mantém atividades de venda direta. Na Bolívia, a marca está presente por intermédio de parceria com um distribuidor. Na França, a Casa Natura foi inaugurada em 22 de abril de 2005. Localizada em Paris, é a primeira loja mundial da empresa.

FICHA TÉCNICA - NATAL FILME: Agência: Lew, Lara Propaganda Título: Fruto é Luz Cliente: Natura Cosméticos Produto: Natal Criação: Manir Fadel, Bráulio Kuwabara e Marco Versolato Direção de Criação: Jaques Lewkowicz e Marco Versolato Atendimento: Marcio Oliveira, Vera Sousa, Juliana Carvalho e Bruna Bechelli RTV: Katia Bontempo Leal e Márcia Coelho Produtora de Filme: Zero Filmes Produção do Filme: Equipe Zero Filmes Direção do Filme: Amon Direção de Fotografia: Amon Montagem: Amon/Marcelo Teixeira Produção Musical: Celso Fonseca Produtora de som: Dr DD & Raw Finalização: Laruccia Produções Cinematográficas Duração: 60”

MÍDIA IMPRESSA: Agência: Lew, Lara Propaganda Título: Quadro Cliente: Natura Cosméticos Produto: Natal Criação: Manir Fadel e Bráulio Kuwabara Direção de Criação: Jaques Lewkowicz e Marco Versolato Atendimento: Márcio Oliveira, Vera Sousa, Juliana Carvalho e Bruna Bechelli Produção Gráfica: Flavio Schaefer / Marcos Pedra Art Buyer: Sandra Rotta Fotógrafo: Luis Moretti Fornecedor : Gama Gráficos




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331632/visualizar/