Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 04 de Dezembro de 2005 às 09:34

    Imprimir


Os eleitores de Mato Grosso vão participar do processo eleitoral de 2006 com o novo modelo título eleitoral, que além de dados biométricos de identificação (impressão digital), terá fotografia. A expectativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que a partir de janeiro mudança comece a ser implementada. O Estado, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), conta hoje com 1.854,477 eleitores.

Além de Mato Grosso, os estados de Maranhão, Minas Gerais e Tocantins, além do Distrito Federal, implantarão a mudança de forma experimental. Nessas cinco unidades, 22 milhões de eleitores deverão votar com o novo título em outubro de 2006.

Para que o novo título seja implantado nessas unidades da Federação, o TSE já abriu uma licitação que prevê a aquisição de câmeras digitais e equipamentos eletrônicos. A expectativa do TSE é que o processo licitatório seja concluído em janeiro para que em seguida, a confecção dos novos títulos seja iniciada.

Segundo informações da Agência Brasil, a substituição do título atual pelo novo é obrigatória e deverá ser feita por etapas. A previsão do TSE é instituir a mudança em cinco estados a cada ano, encerrando o processo em 2009. No estado São Paulo, que tem o maior colégio eleitoral do país, a mudança será feita de forma isolada.

O novo título vai funcionar como carteira de identidade. Conforme dados apresentados pelo presidente do TSE, ministro Carlos Velloso, o Brasil conta hoje com 122 milhões de eleitores cadastrados, sendo que desses, cerca de 30 milhões não possuem outro documento além do título, que no modelo atual, não serve para identificar a pessoa, uma vez que não tem foto e nem impressão digital. (MR)




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331881/visualizar/