Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 30 de Novembro de 2005 às 17:52

    Imprimir


Los Angeles, EUA - O Pentágono tem pago secretamente a jornais iraquianos para publicarem notícias favoráveis aos esforços americanos para reconstruir o país, divulgou o jornal Los Angeles Times. Oficiais disseram ao diário que muitas das histórias publicadas em jornais iraquianos foram escritas por militares dos EUA, dando aos leitores uma visão tendenciosa do que ocorre no Iraque. A prática tem enfurecido altos oficiais americanos no Iraque e no Pentágono, que acreditam que a credibilidade das Forças Armadas dos EUA pode ser abalada em todo o mundo.

"Aqui estamos tentando criar os princípios da democracia no Iraque. Todo discurso que fazemos no país é sobre democracia. E estamos quebrando todos os principais princípios da democracia na prática", disse um alto oficial do Pentágono ao Los Angeles Times.

O Pentágono contratou o Lincoln Group, uma firma baseada em Washington, para traduzir histórias criadas pelos militares para o árabe e plantá-las em jornais de Bagdá, escreveu o diário. Pessoal do grupo ou subcontratados no Iraque ocasionalmente se passam por repórteres freelance ou executivos de publicidade quando entregam as histórias para empresas de comunicação iraquianas.

Oficiais militares que falaram ao Times com a condição de não terem suas identidades divulgadas disseram também que uma força tarefa das tropas multinacionais em Bagdá comprou um jornal e uma rádio iraquianos, a fim de transmitir mensagens pró-americanas. Eles não deram o nome dos meios de comunicação, por temer que sejam alvejados pelos insurgentes.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332418/visualizar/