Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 29 de Novembro de 2005 às 08:34
Por: Jacqueline Farid

    Imprimir


A expansão da telefonia celular e o aumento do acesso a telefones fixos vão mudar, a partir do ano que vem, o cálculo da inflação apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Com a nova base de dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2002/2003, os técnicos do instituto irão reduzir o peso do item alimentação e elevar o impacto dos gastos com telefone no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência para as metas de inflação do governo.

O IBGE está preparando a nova estrutura de ponderação, que espelha as mudanças estruturais nas despesas das famílias brasileiras. A nova base substitui a atual referência do levantamento, relativo à POF 1995/1996.

O IPCA calculado a partir da nova estrutura será divulgado a partir de agosto do próximo ano, quando serão apresentados os resultados da inflação de julho, que já será pesquisada de acordo com as novas ponderações.

A série histórica, ou seja, as taxas inflacionárias divulgadas até essa data não vão sofrer interrupção, adianta a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Marcia Quintslr. Como a série será mantida, será possível continuar comparando a evolução da inflação, independente da alteração.

O detalhamento de todas as mudanças será apresentado pelo instituto no dia 22 de dezembro. Entre as principais alterações, no caso de Alimentação e Bebidas, o peso no índice era de 24,15%, de acordo com a POF 1995/1996.

A partir da taxa a ser divulgada em agosto do ano que vem, esse peso cairá para 22,14% (de acordo com a nova POF).

Segundo Marcia, os preços dos alimentos têm variado abaixo da inflação, o que pode explicar essa queda.

No grupo Comunicação, o peso sobe de 2,10% para 5,85% na nova ponderação.

O aumento ocorreu por causa do maior acesso da população aos serviços de telefonia, com expansão dos serviços fixos e celulares, e aos aumentos de preços desses serviços nos últimos anos.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332697/visualizar/