Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 14:20
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prorrogaram até o dia 10 de dezembro a 3ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de todo o rebanho bovino e bubalino de Mato Grosso. O prazo para encerramento seria dia 1º. Com a prorrogação, a notificação ao Indea terá que ser feita, obrigatoriamente, até 23 dezembro.

A prorrogação ocorreu, informou o presidente do Indea, Décio Coutinho, em decorrência da distribuição e chegada da vacina no Estado. Até o momento chegaram 22 milhões de doses, ante o pedido de 27,5 milhões da medicação profilática para imunizar o rebanho. “A gente está prorrogando para dar condições para que o pecuarista cumpra a sua obrigação”, frisou Coutinho.

A fabricação e distribuição da vacina ocorre da seguinte forma: os laboratórios fabricam a vacina. Em seguida, ela é atestada pelo Mapa. Se aprovada, vai para a Central de Selagem, que é controlada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). Só então, a medicação é distribuída para os Estados, onde é feita a revenda no comércio. “Esse é um processo privado e o Estado não tem nada a ver com isso”, justificou Coutinho.

Segundo ele, em decorrência da falta de vacinas no mercado, os sindicatos dos trabalhadores rurais, associações de produtores e secretarias municipais de agricultura solicitaram a prorrogação da campanha. “Os laboratórios não têm condições de colocar as vacinas a tempo e hora para a venda”, esclareceu o presidente do Indea.

Num esforço conjunto do Indea, Mapa, Fundo Emergencial de Febre Aftosa (Fefa) e pecuaristas a 3ª etapa da campanha ocorre dentro da meta estabelecida: imunizar todo o rebanho. “A campanha está caminhando perfeitamente bem. As informações que temos recebido é que está havendo uma grande corrida dos produtores para vacinar seu rebanho”, Décio Coutinho.

A terceira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa é considerada a mais importante para atingir todo o rebanho bovino e bubalino de 26,4 milhões de cabeças de mamando a caducando. Na primeira etapa, ocorrida em fevereiro, o índice de vacinação de animais de 0 a 12 meses foi de 94,68% do rebanho do Estado. Já na segunda etapa – em maio – o índice de animais vacinados de 0 a 24 meses foi de 98,50%.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332849/visualizar/