Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 12:40

    Imprimir


Médicos da China que analisam os três casos confirmados no país até agora de gripe aviária em humanos disseram hoje que o vírus H5N1 encontrado em seus organismos "é uma mutação diferente dos vírus identificados em humanos no vizinho Vietnã".

De acordo com as análises, no Vietnã, o H5N1 era muito parecido com o encontrado em aves. Já na China, o vírus "sofreu mutação em certo grau", informou o porta-voz do Ministério da Saúde chinês, Mao Qun, mencionado pela agência oficial Xinhua.

Mao pediu calma e explicou que a nova mutação descoberta "não pode ser transmitida de humano para humano".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou que, caso o vírus sofra mutação até se tornar transmissível entre humanos (até agora todos os casos foram de animal para humano), a gripe aviária pode se tornar uma grave pandemia que afetaria milhões de pessoas no mundo todo.

Mao ressaltou que o principal canal de contaminação pela doença continua sendo o contato direto com aves de granja doentes, seus excrementos e secreções.

"A população geral não será infectada enquanto se mantiver afastada de aves mortas ou doentes", afirmou.

Uma equipe de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) viajou hoje para a província chinesa de Anhui para investigar a morte de dois habitantes com suspeita de gripe aviária nas últimas semanas.

China, Vietnã, Tailândia, Indonésia e Camboja são, por enquanto, os únicos países do mundo a registrarem casos de gripe aviária em humanos. Contraíram a doença 132 pessoas e 68 delas morreram, de acordo com os últimos dados da OMS.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332864/visualizar/