Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 28 de Novembro de 2005 às 12:14

    Imprimir


A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu desculpas na segunda-feira por não ter conseguido cumprir a meta de ter 3 milhões de pessoas sob tratamento para a Aids no mundo até o fim de 2005.

O diretor do Departamento de HIV/Aids da OMS, Jim Yong Kim, admitiu que a OMS não agiu com a rapidez necessária para conseguir alcançar a meta ambiciosa conhecida como "3 by 5", que significa fornecer medicamentos anti-Aids a 3 milhões de pessoas até o fim de 2005.

"Eu tenho que admitir que pessoalmente estou extremamente desapontado comigo e com meus colegas porque nós não agimos rápido o suficiente — nós não salvamos vidas suficientes", disse Kim à BBC.

O número exato de pessoas vivendo com HIV/Aids em tratamento no mundo será anunciado no início do ano que vem. Em junho, Kim disse que cerca de 1 milhão de pessoas em países pobres estavam recebendo os medicamentos.

"Tudo o que podemos fazer é pedir desculpas", disse ele, a menos de uma semana do Dia Mundial da Luta contra a Aids, celebrado em 1o. de dezembro.

Apesar de a marca dos 3 milhões não ter sido alcançada, Kim disse que ele não considera que a iniciativa tenha fracassado porque o programa conseguiu aumentar o número de pessoas que recebem tratamento com anti-retrovirais.

Em razão dessa iniciativa, muitos países uniram-se ao programa e passaram a fornecer medicamentos anti-Aids.

O número de pessoas sob tratamento na Ásia cresceu de 55 mil para 155 mil desde junho de 2004. No Leste Europeu e na Ásia Central o número de pacientes em tratamento quase dobrou em um ano, chegando a 20 mil, segundo um relatório divulgado em junho.

Kim afirmou que antes da iniciativa não havia metas para tratamento ou prevenção contra a disseminação do HIV/Aids, que matou 3,1 milhões de pessoas em 2005.

Mais de 40 milhões de pessoas no mundo vivem com HIV/Aids, de acordo com os últimos dados da Unaids.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332869/visualizar/