Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 27 de Novembro de 2005 às 08:02

    Imprimir


Londres - Em uma entrevista ao jornal britânico The Observer,, o ex-primeiro-ministro interino do Iraque, Ayad Allawi, afirmou que violações aos direitos humanos no Iraque "são tão graves agora quanto na época em que o país era governado por Saddam Hussein". Allawi disse que os iraquianos estão sendo torturados e mortos pela polícia secreta em locais não identificados.

"As pessoas estão lembrando os tempos de Saddam. Essas foram as razões para lutarmos contra ele e agora estamos presenciando as mesmas atitudes." Segundo ele, militantes operam com total impunidade dentro do Ministério do Interior e estão infiltrados na polícia e em outras instituições do país.

Mesma brutalidade - Allawi afirmou também ao jornal que a brutalidade dos membros das forças de segurança iraquianas compete com aquela exercida pela polícia secreta de Saddam. "Ouvimos relatos sobre a existência de uma polícia secreta e sobre lugares secretos onde as pessoas são interrogadas."

"Muitos iraquianos estão sendo torturados ou assassinados durante os interrogatórios. Há inclusive tribunais baseados na lei islâmica Sharia que estão julgando indivíduos e os executando." Ele pediu uma ação urgente para colocar um fim ao que ele descreveu como "uma doença que está se espalhando pelo governo iraquiano".

Allawi foi primeiro-ministro interino do Iraque, mas não conseguiu continuar no cargo ao perder as eleições em janeiro, que deram o posto ao atual premier, Ibrahim Al-Jaafari. A partir daí, ele formou uma coalizão para contestar as eleições parlamentares que devem acontecer em dezembro deste ano.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333094/visualizar/