Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 11:55
Por: Aleksandras Budrys

    Imprimir


A Rússia vai suspender a partir da próxima segunda-feira proibições às carnes bovina e suína de seis estados brasileiros, aliviando suas restrições ao país, que irão se limitar a apenas três estados (Mato Grosso do Sul, Pará e Amazonas).

De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultura da Rússia emitido nesta sexta-feira, serão canceladas proibições às carnes bovina e suína do Acre, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Amapá e Roraima.

A Rússia é o país que mais compra carne brasileira. Somente em importações de carne bovina e suína, os negócios passam de 1 bilhão de dólares neste ano. Os russos também são grandes compradores de aves.

Os estados que foram liberados não estão entre os principais em produção de carne, mas podem colaborar nas operações de logística dos grandes frigoríficos, que estão remanejando abates para poder manter exportações direcionando carne de estados que não enfrentam proibições.

A Rússia havia proibido importações de todo o país em setembro do ano passado, após casos de febre aftosa no Pará e no Amazonas. Em abril deste ano, as compras foram liberadas, com exceção de oito estados.

Mas em outubro último, o país barrou o Mato Grosso do Sul, devido aos focos de aftosa na região de Eldorado.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333499/visualizar/