Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 22:55

    Imprimir


O presidente do Estado de Israel, Moshé Katsav, aceitou a decisão da maioria dos deputados israelenses de realizar as eleições antecipadas no próximo dia 28 de março.

Antes de Katsav ter feito o anúncio, as datas citadas hoje foram 8 de março, segundo a Rádio das Forças Armadas, e o dia 28, de acordo com o que tinham decidido no domingo representantes do Partido Trabalhista e do Likud.

Segundo a Lei Eleitoral, o presidente israelense tem 21 dias para verificar se algum deputado está em condições de formar Governo, para o que seria necessário ter maioria absoluta na câmara, ou seja, 61 deputados de um total de 120.

Caso o presidente fracasse para encontrar alguém, as eleições devem ser realizadas em um prazo não superior a 90 dias.

Além disso, Katsav disse hoje que aceitaria a decisão de dissolver o Parlamento.

O presidente tentará que as facções do Parlamento permitam ao primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, nomear ministros para ocuparem os cargos nos próximos meses.

Katsav disse que, no encontro que teve hoje com Sharon, o primeiro-ministro informou que considerava impossível continuar com o atual Parlamento.

"Meu objetivo é que, durante o período interino até as eleições, o Estado continue funcionando corretamente", explicou Katsav na entrevista, segundo informou a rádio pública israelense.

Todos os partidos estão de acordo em convocar eleições antecipadas e o Plenário do Parlamento aprovou hoje por arrasadora maioria um anteprojeto de lei para se dissolver, o que pode eliminar qualquer valor jurídico da decisão presidencial.

A votação da lei em primeira, segunda e terceira leitura é esperada para a próxima quarta-feira, segundo as fontes parlamentares consultadas.

Enquanto isso, Sharon já começou a organizar seu novo partido, "Responsabilidade Nacional", após ter deixado oficialmente a Presidência e a militância no Likud.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334577/visualizar/