Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 21 de Novembro de 2005 às 20:33

    Imprimir


A Corte Suprema do Chile rejeitou nesta segunda-feira definitivamente um recurso de amparo apresentado por um particular em favor do ex-presidente peruano Alberto Fujimori, informaram fontes judiciais. A resolução, votada de forma unânime pelos cinco integrantes de uma audiência do máximo tribunal chileno, ratificou a rejeição, também unânime, há uma semana pela Corte de Apelações.

No recurso, o engenheiro Antonio Marín sustentava, que o ex-governante peruano (1990-2000), detido em Santiago desde o último dia 7, "é afetado por uma ordem de detenção que o impede se acolher a nossas salvaguardas constitucionais como qualquer pessoa".

No entanto, tanto a Corte de Apelações como a Suprema assinalaram que a detenção de Fujimori se enquadra no Tratado de extradição vigente entre Chile e Peru e nas normas do novo código processual chileno.

Essas normas autorizam a detenção de uma pessoa requerida por extradição por um período de até dois meses, que é o prazo que tem o país recorrente para formalizar a solicitação correspondente. A defesa de Fujimori, representada pelo advogado peruano César Nakasaki e, desde este fim de semana, pelo chileno Gabriel Zaliasnik, se distanciou do recurso de amparo apresentado por Marín, pois ele não faz parte de sua estratégia.

Os advogados do ex-governante atuarão, segundo disse Nakasaki, na solicitação formal de extradição, pois têm confiança em que poderão refutar as acusações contra o ex-governante, acusado no Peru de violações aos direitos humanos, corrupção e outros delitos.

Fujimori, que foi visitado nos últimos dias por seus filhos Kenji, Hiro e Keiko, se reuniu no domingo pela primeira vez, com seu novo advogado chileno, Gabriel Zaliasnik, que já defendeu com sucesso, em um julgamento de extradição, o ex-presidente da Argentina Carlos Menem.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334594/visualizar/