Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 19 de Novembro de 2005 às 09:29

    Imprimir


O dia "D" de combate à dengue em Cuiabá alertará a população para os perigos da doença. A mobilização acontecerá hoje, das 9h às 12h, na Praça Ipiranga localizada no centro da capital. O slogan da ação é "Precisamos de você para dar um fora nesse mosquito - Dengue ainda não vencemos essa batalha".

Este ano foram notificados 8.793 casos de dengue em Mato Grosso, sendo que 4.310 foram confirmados. "Mato Grosso espera sensibilizar a população quanto aos cuidados de controle da doença, uma vez que a dengue é de conhecimento geral e não se pode ignorar a existência dela", argumenta Maria de Lourdes Girardi, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue.

Maria de Lourdes explica que o Ministério da Saúde, em uma campanha instucional realizada este ano, chama a atenção de cada brasileiro para auxilie no controle da doença. Ela afirma que a população tem conhecimento sobre os principais cuidados que devem ser tomados para se proteger do mosquito, como não deixar água parada em recipientes que não têm utilidade, como por exemplo, pneus, garrafas e potes. "Também é preciso manter limpas as vasilhas de água dos animais domésticos e a caixa d’água bem fechada, colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas ou xaxins e dar um destino correto ao lixo doméstico", complementa a coordenadora.

Programação

Para a mobilização popular, as Coordenadorias do evento do Estado e da capital prepararam uma ampla programação para a manhã do dia 19 de novembro. A abertura está marcada para as 9h, com as presenças dos secretários de Saúde do Estado, Augustinho Moro, e do município, Eugênia Carvalho.

Em seguida, os técnicos da Saúde farão a abordagem popular com distribuição de material informativo e educativo. Ao mesmo tempo serão realizadas atividades lúdicas com o tema "Dengue", danças, shows de paródias e teatro. As ações terão a participação dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Cuiabá. Os cantores e humoristas Nico e Lau vão encerrar o evento. A dupla preparou um show especial sobre a dengue e de uma forma bem humorada vai interagir com o público. Também haverá distribuição de brindes.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335103/visualizar/