Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 16:50

    Imprimir


O Rio de Janeiro se prepara para as ações do Dia D de Combate à Dengue, que ocorre amanhã em todo o país. Estandes da Secretaria Municipal de Saúde foram montados em pontos estratégicos, de grande movimentação de pedestres, como o Largo da Carioca, no centro da cidade, e a Rodoviária Novo Rio, na zona portuária. O objetivo é alertar a população sobre os riscos da doença, por meio da distribuição de 1,5 milhões de folhetos explicativos. Os estandes vão funcionar durante todo o dia de hoje.

"Vamos promover dezenas de atividades em toda a cidade para mobilizar a população, que é a nossa maior aliada nessa batalha contra o mosquito que tem nos causado tanto mal", afirmou o coordenador de controle de vetores da secretaria, Mauro Blanco.

Nos estandes, as pessoas podem observar no microscópio os diversos estágios de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, além de receberem uma lista com as principais ações que devem ser praticadas no dia-a-dia para o combate do mosquito transmissor da doença. Entre essas ações, as principais são: tampar os depósitos de água, como caixas d'água, tanques, tinas, poços e fossas; evitar o acúmulo de lixo e limpar os recipientes que acumulam água, como vasos de planta. Cerca de 2.200 agentes de saúde estão envolvidos na campanha em todo o município.

O Dia D de Combate à Dengue é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com secretarias de Saúde de todo o país. O objetivo da campanha, que tem como slogan "Faça a sua parte para um Brasil sem dengue", é evitar uma epidemia semelhante à de 2002, quando foram registrados quase 800 mil casos da doença em todo o país. Só na cidade do Rio houve quase 140 mil ocorrências da doença.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335255/visualizar/