Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 11:07

    Imprimir


A categoria médica realiza hoje a amanhã (18 e 19) o “I Encontro com a Ética”, na Unimed Cuiabá. Entre os assuntos abordados estão o erro médico, pesquisa com células-tronco e o papel da mídia ao divulgar notícias sobre a área. O evento é dirigido a profissionais e estudantes de medicina e de Direito.

A abertura ocorre às 19 horas, da sexta-feira (18), com o presidente da Unimed Cuiabá, Kamil Fares. Na seqüência, às 19h40, a discussão estará centrada nas atividades da Comissão de Ética (CEM), da cooperativa. O moderador será Rodney Mady e o expositor, José Pinheiro Coelho.

O erro médico e o papel do Conselho Regional de Medicina (CRMMT) sobre a questão entram em debate a partir das 20 horas. O expositor será o presidente do CRMMT, Alberto Carvalho de Almeida. Às 20h15, o integrante da Comissão de Ética da Unimed, José Alberto Alves, irá tratar as causas do erro médico. Já a advogada Margareth Blanch Spadoni, explica, às 20h30, quais meios de prova em juízo nos casos e a responsabilidade solidária do profissional. Logo após, às 20h50, o jornalista Onofre Ribeiro irá tratar da responsabilidade da imprensa na divulgação de notícias sobre medicina. A programação nesse dia é encerrada após o debate, que começa às 21 horas.

No segundo dia (19), às 9 horas da manhã, haverá mesa redonda sobre documentação médica, com o moderador José Alberto Alves e expositores Pedro Crotti e Antonio Preza. Logo após, às 10 horas, ocorre debate. Depois, começa outra mesa redonda sobre células-tronco. O tema está subdivido em três assuntos. O primeiro será sobre aspectos éticos na pesquisa humana, às 10h30, cuja moderadora é Sandra Breder Assis e expositora Olga Takano. Às 10h45 começa a discussão sobre ética e política nas pesquisas, com Natasha Slhessarenko. Por fim, Marcial Francis Galera irá abordar a ética e importância dessas células. O debate, com início às 11h20, encerra a programação.

Segundo José Alberto Alves, o encontro busca promover a educação continuada entre os profissionais, bem como discutir a ética na atuação do médico. As inscrições são gratuitas. O evento é realizado pela Comissão de Ética da Unimed Cuiabá, com apoio do Hospital Universitário Júlio Muller (UFMT) e Conselho Regional de Medicina.





Fonte: Pau e Prosa de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335332/visualizar/