Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 08:28
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Vinte e cinco moradoras do Residencial Sonho Meu, construído no bairro Pedra 90 em Cuiabá, através do Programa Meu Lar, participam do curso de corte e costura, oferecido pelo Governo do Estado. Desde o dia 31 de outubro que a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), oferta qualificações para os contemplados com as 207 moradias do conjunto habitacional. As aulas são ministradas pelo Senac, na comunidade católica de São Pedro, próximo ao residencial.

As alunas já estão na fase prática do treinamento. De acordo com a professora, Maria do Carmo Lopes de Souza, algumas já têm noções sobre costura. “Aqui elas aprendem o básico sobre corte de roupas femininas e masculinas. Tem alunas que já sabem algo sobre o assunto, mas a maioria não tem experiência na profissão. Até acho bom que elas não saibam muito sobre o assunto, assim aprendem desde o início, a base do corte e costura”, frisou.

Ana Maria Gomes Pereira, 55 anos, já costura em casa, mas admite que não saiba confeccionar peças com cortes mais sofisticados. “Faço reparo em algumas roupas, mas não costuro pra valer. Mesmo assim, sempre ganhei meu dinheiro através da costura. Tenho máquinas em casa e só me faltava a qualificação nesta área. A partir deste curso será mais fácil pegar serviços mais complicados. Agora terei segurança no momento de costurar pra fora”, contou.

Para a dona-de-casa Cícera Martins Oliveira, 32 anos, a capacitação oferecida pelo Governo do Estado é a realização de um sonho. “Sempre desejei fazer um curso de corte e costura, mas nunca tive oportunidade. Costumo consertar a mão as roupas dos meus filhos e marido. Quero aperfeiçoar o que já sei e aprender ainda mais. Quem sabe, futuramente, não posso trabalhar no ramo e ajudar meu marido na renda familiar”, disse.

Além do curso de corte e costura, a Setec também ofereceu o curso de panificação aos moradores do Residencial Sonho Meu. Cerca de 25 pessoas participaram do treinamento, onde aprenderam técnicas de preparo de pães caseiros.

Este ano o Governo do Estado ainda atenderá às famílias beneficiadas pelo programa Meu Lar dos Municípios de Rondonópolis, Sinop, Alto Taquari e Tangará da Serra. Ao todo serão desenvolvidas seis capacitações, qualificando cerca de 150 pessoas.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335410/visualizar/