Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Novembro de 2005 às 17:29
Por: Aluízio De Azevedo

    Imprimir


Como tratar a questão da diversidade sexual na escola. Este foi o tema principal de uma palestra ministrada pelo professor mestre Clóvis Arantes a cerca de 350 professores da rede estadual de ensino. A palestra, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (16.11), faz parte da programação do I Fórum de Educação e Diversidade, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Durante toda a manhã os profissionais da educação aprenderam como lidar com o tema que ainda é considerado um mito nas escolas. Arantes abordou as principais dificuldades da questão que faz parte do dia-a-dia de professores, pais, alunos e a comunidade escolar. O professor falou sobre gênero, esclareceu as diferenças sobre orientação sexual, e identidades de gênero, além de heterossexualidade, homossexualidade e bissexualidade, sempre orientando que esses temas devem ser incluídos no currículo escolar.

De acordo com Arantes, os alunos têm que se sentir incluídos no conhecimento e para tanto devem se reconhecer no currículo escolar. Além disso, os professores têm que se atualizar e procurar saber mais sobre a diversidade sexual. “Pesquisa da Unesco mostra que 36% dos professores desconhecem sobre orientação sexual. E o preconceito surge justamente do desconhecimento. Por isso, medidas como essa do Fórum são importantes para quebrar preconceitos e tabus”, salientou.

Na ocasião, a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Marta Maria Pontin Darsie, falou sobre a importânica do evento, e em especial da palestra. “Não podemos tratar a escola que é um ambiente que acolhe a diversidade como um local de exclusão. A questão da diversidade sexual, assim como outras que dizem respeito às diferenças vêm ganhando força na sociedade e a escola, que reflete tudo isso, não podia ficar de fora. O Fórum tem uma programação diversificada muito boa e dirigida realmente para as diferenças. A nossa idéia é levar essas discussões para os professores e conseqüentemente para as escolas”, observou.

Para a professora de História, Gaudênia Maria de Souza, da Escola Estadual Franklin Cassiano (Distrito de Janudore, município de Poxoreo), a palestra já começa a mudar sua visão sobre o assunto. “Tenho um sobrinho de nove anos que se encaixa em algumas coisas que o professor Clóvis disse. A partir de suas explicações vou começar a aplicar melhor e discutir o assunto com meus alunos e até familiares”.

Gaudênia ainda acrescenta que a partir de agora este assunto será uma constante nas aulas que ministra nos Ensinos Fundamental e Médio. “Esse é um trabalho importante porque a escola é um espaço democrático e que conta com todas as diversidades sociais. Por isso mesmo se apresenta como melhor ambiente para quebrar tabus”, finalizou.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335667/visualizar/