Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Novembro de 2005 às 00:12

    Imprimir


Miami - O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, em inglês), com sede em Miami, informou que a depressão tropical de número 27 da temporada de furacões do Atlântico norte ameaça o norte da Venezuela, Aruba, Bonaire e Curaçau com chuvas torrenciais. O fenômeno castigou São Vicente e Granadinas, no Caribe, com fortes chuvas que causaram a morte de dois pescadores. Em Trinidad, as precipitações também afetaram duas pontes.

Às 19h (de Brasília) de terça-feira a depressão continuava com ventos máximos de 55 km/h, com rajadas mais fortes. "Existe a possibilidade de um lento fortalecimento durante as próximas 24 horas", informou o NHC.

A depressão se movimenta rumo ao oeste, a 20 km/h. Prognósticos feitos por computador apontam que o sistema meteorológico avançará pelo meio do mar do Caribe durante esta semana, ameaçando depois a América Central, o sul do México e Cuba.

Autoridades de Nicarágua e Cuba acompanham com atenção a depressão que, segundo alguns meteorologistas, tem o potencial de se transformar não só em tempestade, mas também em furacão.

Além disso, as autoridades do Estado de Quintana Roo, no sudeste do México, Yucatán, declararam "alerta azul", embora o fenômeno climatológico esteja a 2.500 quilômetros do litoral dessa região.

Na ativa temporada de ciclones do Atlântico, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, se formaram 23 tempestades, sendo 12 furacões. Destes, seis atingiram as categorias 3, 4 e 5, a máxima na escala de intensidade na escala Saffir-Simpson.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335837/visualizar/