Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Novembro de 2005 às 11:38

    Imprimir


A variante H7N3 do vírus da gripe aviária foi detectada em sedimentos de aves migratórias nos arredores da cidade de Tainan, no sul de Taiwan, informou hoje o Conselho de Agricultura da ilha.

"Das 20 mostras de sedimentos de aves migratórias recolhidas numa zona pantanosa, apenas uma deu positivo no exame do vírus H7N3 da gripe aviária", disse Huang Guo-ching, chefe do Departamento de Saúde Animal do Conselho de Agricultura.

Atualmente, especialistas taiuaneses realizam testes em aves de curral e pássaros num raio de três quilômetros do local onde foi encontrado o vírus, explicou Huang.

"Em dois dias poderemos avaliar o risco de infecção, e qualquer ave infectada será imediatamente sacrificada", afirmou o funcionário taiuanês.

Este caso de vírus H7N3 é o primeiro descoberto em Taiwan. No entanto, em 2004 Taiwan sacrificou 467.000 aves, em sua maioria frangos, após o surgimento em fazendas da ilha de Kinmen de vários casos com o vírus H5N2 - outra forma menos virulenta do vírus H5N1.

O Ministério da Saúde informou que a ilha iniciará no final de março de 2006 a produção de uma versão genérica do remédio "Tamiflu".

Na primeira remessa, Taiwan produzirá 60 quilos do antiviral genérico, com o qual poderão ser tratadas até 600.000 pessoas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus da gripe aviária reapareceu na Coréia do Sul em dezembro de 2003 e desde então se espalhou pela Ásia, causando a morte de 64 pessoas: 42 no Vietnã, 13 na Tailândia, cinco na Indonésia e quatro no Camboja.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335892/visualizar/