Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 15 de Novembro de 2005 às 10:43

    Imprimir


Dietas ricas em gordura e pobres em carboidratos podem reduzir a energia armazenada no coração, revela pesquisa desenvolvida na Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.

Os cientistas responsáveis pelo estudo ainda não sabem se isso poderia causar danos à saúde, algo que será esclarecido com a realização de novas pesquisas.

Em um grupo de 19 pessoas monitorado durante duas semanas pelos pesquisadores de Oxford, a energia armazenada no coração diminuiu 16% em média entre aquelas que seguiram uma dieta com teor mais elevado de gordura e mais baixo em carboidratos.

A redução de energia alcançou um terço em algumas pessoas.

Seus corações também tornaram-se ligeiramente mais rígidos, não relaxando tão bem quanto no período anterior à dieta.

Doenças

O líder da pesquisa, professor Kieran Clarke contou à BBC que pessoas com diabete, obesidade e doenças coronárias também apresentam níveis de energia mais baixos que os normais.

A Fundação Britânica do Coração, que financiou a pesquisa, disse que os resultados reforçam a visão de que as pessoas não deveriam seguir dietas ricas em gordura e pobres em carboidratos para perder peso.

Segundo o professor Peter Weissberg, diretor médico da fundação, os adeptos de tal dieta "deveriam estar cientes de que estas dietas desequilibradas são um grande insulto ao metabolismo de seus corpos e, como este estudo mostra, podem estar provocando efeitos diretos sobre seus corações, particularmente porque elas tendem a contar com elevados níveis de gordura".

Para reduzir o peso, ele recomenda dieta balanceada e exercícios regulares, pois para muitas pessoas esse "é o caminho mais seguro para seu coração".




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335896/visualizar/