Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 15 de Novembro de 2005 às 01:38

    Imprimir


Washington - Pesquisa do Instituto Gallup para a rede de televisão CNN e o jornal USA Today, divulgada na segunda-feira, mostra que apenas 37% dos americanos estão satisfeito com o desempenho do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Trata-se do nível mais baixo desde que assumiu o poder.

Foram entrevistados 1.006 adultos entre sexta-feira e domingo, sendo que 60% disseram não acreditar que Bush esteja fazendo um bom trabalho como presidente. Em novembro de 2001, após os atentados de 11 de setembro, a popularidade de Bush era de 87%.

Outras pesquisas confirmam a tendência de baixa da popularidade de Bush. Uma sondagem da revista Newsweek, por exemplo, indica que a aprovação do Governo Bush é de 36%.

O índice de aprovação do presidente caiu especialmente depois da deficiente resposta do Governo ao desastre provocado pelo furacão Katrina nos Estados de Luisiana, Mississippi e Alabama em 29 de agosto.

A isso se acrescentou, entre outras coisas, o processo de Lewis Libby, ex-chefe de gabinete do vice-presidente Dick Cheney, acusado de crimes relacionados ao vazamento à imprensa da identidade de uma agente secreta, aparentemente para desprestigiar o marido dela, Joseph Wilson, que tinha criticado a Casa Branca.

O forte de Bush desde os atentados de 11/9 foi o terrorismo, mas a porcentagem da população que está de acordo com sua política contra o terror caiu pela primeira vez a menos da metade: para 48%, de acordo com a sondagem divulgada ontem.

Além disso, 60% dos entrevistados afirmaram que não valeu a pena invadir Iraque, contra 38% que disseram que sim. Outro recorde na sondagem do Gallup é o número de pessoas que acha que Bush não é honesto e digno de confiança: 52%, contra 46% que pensam o contrário.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335930/visualizar/