Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 14 de Novembro de 2005 às 14:24
Por: Raquel Barroso

    Imprimir


Somente em dez meses Mato Grosso conseguiu atingir a meta deste ano, estipulada pelo Governo Estadual, de US$ 3,5 bilhões em exportações. A informação foi repassada pelo secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan, durante o 5º Painel Comércio Exterior, realizado neste sábado (12.11), durante a Feira do Empreendedor, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. De acordo com o secretário, apesar da crise dos produtos agrícolas, este ano o Estado irá atingir o volume acumulado de US$ 4 bilhões em exportações.

“Temos a certeza que num prazo de dez anos Mato Grosso será um dos maiores exportadores de proteína animal do Brasil devido à atração de investimentos de grandes agroindústrias, como a Sadia e a Perdigão”, afirma Alexandre Furlan.

Apesar de o Estado não ter uma cultura exportadora, Mato Grosso está acompanhando um crescimento nas exportações que não está ocorrendo em muitos estados brasileiros. “Exportar não é um ‘bicho de sete cabeças’, Mato Grosso precisa criar esta cultura exportadora. Por menor que seja a empresa, se tiver produto com qualidade e preço, há condições para que este produto seja exportado para outros países”, acrescenta o secretário.

O secretário-chefe da Casa Civil, Luiz Antônio Pagot, disse à platéia do Painel que paciência, domínio da informação, disciplina e organização são as características fundamentais da pessoa que trabalha com comércio exterior.

Para Pagot, não adianta o Governo Estadual mostrar as oportunidades de negócios com o mercado exterior se as pessoas não tiverem o desejo de exportar seus produtos. “As exportações além de qualidade tem que ter fluxo e volume. O exportador precisa ser um fornecedor constante”, acrescenta.

Após a abertura do 5º Painel Comércio Exterior realizada pelos secretários Alexandre Furlan (Indústria e Comércio) e Luiz Antônio Pagot (Casa Civil), foram realizadas as palestras sobre As Ações do Governo Estadual com Foco na Exportação, Panorama das exportações em Mato Grosso, A Redeagentes em Mato Grosso, Apoio do Banco do Brasil às Exportações, Exporta Fácil e Sedex Mundi, As vantagens do desembaraço no Porto Seco, Apoio do Banco da Amazônia às Exportações e a apresentação de um caso de sucesso.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336011/visualizar/