Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Novembro de 2005 às 09:05

    Imprimir


A Unemat participa do I Encontro dos Povos do Pantanal, nos dias 13 e 14 de novembro, em Cáceres. O evento marca a comemoração do Dia do Rio Paraguai, data considerada um marco da luta da população em defesa da bacia do Araguaia-Tocantins.

Localizar e escutar os povos do Pantanal, aqueles que nasceram e cresceram neste local, para produzir junto com a comunidade um documento que vai nortear os rumos das ações da sociedade civil no pantanal. Para tanto, desde o último 14 de outubro, vêm sendo realizados encontros em toda a região, com canoeiros, piloteiros, população ribeirinha, além de trabalhos em escolas de Cáceres e diálogo com povos tradicionais em outros municípios.

O I Encontro dos povos do Pantanal tem como proposta valorizar a cultura local e criar um espaço para discutir a necessidade de fomentações de políticas de conservação dos recursos hídricos. O momento ressalta a riqueza da fauna e da flora pantaneiras e as tradições deste povo.

Para o dia 13 (domingo), às 17h00, abertura oficial com mesa redonda, formada pela administração da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), além docentes de renome na área de pesquisa, representantes políticos e integrantes dos movimentos sociais. A partir de 19h00, está programada mística de celebração das águas e Noite Nativa, no Bairro Vila Mariana, em Cáceres.

Dia do Rio Paraguai, 14 (segunda-feira): durante todo o dia será realizado espaço de diálogo com mesas redondas e tendas. Em debate, costumes, alimentação, danças, costumes típicos da região e, também, propostas para um desenvolvimento sustentável e a vocação da bacia do Araguaia-Tocantins.

Às 17h00, caminhada da Paróquia Cristo Trabalhador (localizada à Avenida Talhamares) até o cais da Praça Barão e chagada da chalana. A partir das 19h00, Noite Pantaneira.

O encontro é concretizado em Cáceres, cidade localizada à margem esquerda do rio Paraguai, principal afluente do Pantanal. Tendo como organizadores o Fórum de Luta das Entidades de Cáceres (Flec) e Rede de Comunidade Senhora do Pantanal (Paróquia Cristo Trabalhador), o evento tem apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), além de Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (MMA), Incra, Ecoa, Fórum Matogrossense de Meio ambiente e Desenvolvimento (Formad), WWF, Rede Pantanal.





Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336097/visualizar/