Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 02 de Junho de 2005 às 10:51

    Imprimir


A cidades bolivianas de La Paz e El Alto enfrentam nesta quinta-feira o início de uma greve de dois dias de sindicatos de motoristas que se somaram às pressões para exigir a convocação de uma Assembléia Constituinte pelo Congresso.

Grande parte da população das duas cidades não pode se deslocar devido à paralisação e ao bloqueio de algumas ruas organizados por grevistas que impedem o trafego agredindo os motoristas que tentam passar.

No resto do país continuam os bloqueios de rotas, que se estenderam a alguns departamentos que ontem, quarta-feira, não tinham sofrido os cortes.

No leste do país, a via principal entre os departamentos de Santa Cruz e Beni amanheceu hoje bloqueada, segundo meios locais.

Em Cochabamba as medidas de força nas rotas se intensificaram em apoio aos pedidos feitos ao governo por setores sociais.

A ministra de Trabalho, Audalia Zurita, declarou aos meios locais que o governo instruiu as entidades públicas para que sejam tolerantes com os atrasos dos funcionários.

A autoridade defendeu que o setor privado também seja compreensivo com seus empregados devido às dificuldades de locomoção na cidade em um novo dia de protestos.

O vice-ministro de governo (Interior), Adrian Oliva, confirmou que a paralisação no setor de transporte está afetando especialmente El Alto, cujas organizações convocaram na semana passada uma greve indefinida que teve até agora um pouco cumprimento.

Os dirigentes vizinhos reclamam a estatização do gás, além da convocação a uma Assembléia Constituinte.

Os partidos com representação no Parlamento continuarão hoje as reuniões iniciadas ontem à noite para concertar a convocação à eleição de constituintes e um referendo autônomo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336453/visualizar/