Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 02 de Junho de 2005 às 08:55

    Imprimir


Uma delegação de líderes moderados separatistas caxemirianos viajou nesta quinta-feira para o Paquistão a fim de discutir com o presidente Pervez Musharraf o conflito territorial da Caxemira.

Oito membros da Conferência Hurriyat, o maior partido político de separatistas caxemirianos, liderado por Mirwaiz Omar Farooq, partiram nesta quinta-feira da cidade de Srinagar, capital de verão do estado indiano de Jammu e Caxemira, com destino a Muzzafarabad, capital do território da Caxemira sob administração do Paquistão.

Os líderes caxemirianos devem se reunir com Musharraf no dia 4 de junho, em Islamabad, para revisar o processo de paz entre a Índia e o Paquistão, e discutir o assunto mais polêmico nas negociações, o conflito territorial de Jammu e Caxemira.

Farooq disse aos jornalistas que a viagem ao Paquistão pode representar um grande passo no processo de paz e o início de um "diálogo triangular" entre Nova Délhi, Islamabad e Hurriyat.

Índia e Paquistão disputam a soberania da região da Caxemira desde a independência e divisão dos dois países, em 1947.

Tanto a facção radical como a moderada da Conferência Hurriyat pedem a presença de representantes caxemirianos nas conversações de paz que Nova Délhi e Islamabad iniciaram em janeiro de 2004.

Os grupos políticos caxemirianos acreditam que o conflito da região não pode ser solucionado sem a participação das forças locais.

No entanto, Farooq afirmou que "a população não deve esperar que os líderes voltem com uma solução para a questão da Caxemira. Um processo foi iniciado e a visita deve ser vista com essa perspectiva".

Os separatistas moderados devem se reunir com a população e a administração local da parte da Caxemira do outro lado da fronteira.

Os líderes também participarão de reuniões com representantes do governo do Paquistão, para tentar "chegar a um consenso sobre como continuar no caminho da paz e buscar uma solução definitiva para o conflito", segundo Farooq.

Outro líder importante da delegação é Yassin Malik, um ex-guerrilheiro que deixou as armas para fazer parte da facção moderada da Hurriyat.

"Em 1989, eu cruzei a fronteira para trazer armas; hoje, vou em missão de paz" disse Malik aos jornalistas.

A visita dos representantes da Hurriyat foi qualificada de "histórica" por vários meios locais, já que é a primeira vez que a Índia permitiu que viajem para Islamabad para falar com autoridades paquistanesas sobre a Caxemira.

Uma multidão foi nesta quinta-feira a Srinagar para se despedir dos líderes, que mostraram uma grande esperança em relação a sua viagem ao país vizinho.

A televisão local NDTV mostrava, desde o dia anterior, imagens de Farooq guardando cuidadosamente pacotes de frutas secas, uma especialidade da região da Caxemira, para levar como presente em sua viagem ao Paquistão.

As medidas de segurança foram aumentadas por causa da viagem dos líderes da Hurriyat, cuja visita foi recebida com forte oposição pelos grupos extremistas da região, que acreditam que o próximo diálogo entre os líderes e Musharraf pode significar uma mudança de postura do Paquistão.

Os grupos guerrilheiros separatistas islâmicos lutam desde 1989 contra as autoridades indianas para exigir a independência do território ou sua anexação ao Paquistão.

A violência gerada por estes grupos continua na região da Caxemira administrada por Nova Délhi, onde, nos últimos 16 anos, segundo o governo indiano, mais de 45 mil pessoas morreram. Os rebeldes estimam que esse número possa chegar a 100 mil.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336536/visualizar/