Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 01 de Junho de 2005 às 23:10
Por: Marcelo Teixeira

    Imprimir


A gripe aviária foi descartada pelo Ministério da Agricultura nesta quarta-feira como possível causa das mortes de frangos em uma granja no município de Jaraguari, no Mato Grosso do Sul, apesar de não haver ainda uma definição sobre o que atingiu a região.

As mortes de algumas centenas de frangos por problemas respiratórios na semana passada em Jaraguari levaram o serviço local de sanidade animal a sacrificar todos os 17 mil frangos da granja.

"O laboratório de Campinas já descartou a hipótese de influenza aviária e trabalha agora para descobrir que tipo de doença atingiu as aves", afirmou o diretor do Departamento de Sanidade Animal do Ministério da Agricultura, Jorge Caetano Júnior, em um comunicado.

Amostras de sangue e vísceras dos frangos doentes abatidos foram enviadas para um laboratório federal em Campinas, que deverá divulgar o resultado dos testes no dia 7 de junho, de acordo com a nota do Ministério.

Caetano Júnior afirmou que as medidas tomadas no Mato Grosso do Sul, como o sacrifício das aves e a interdição das granjas na região onde a doença foi detectada, são de rotina e indicadas pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).

Ariel Mendes, diretor-técnico de sanidade avícola da UBA (União Brasileira da Avicultura), afirmou à Reuters que um laudo preliminar da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul apontou o gumboro como a doença que provocou as mortes das aves.

Ele ressaltou, no entanto, que só o laboratório do Ministério poderia ter um laudo conclusivo.

O gumboro, também uma doença respiratória, causa mortes por perda de peso das aves, disse o diretor-técnico.

Segundo ele, é uma doença rotineira que pode ser controlada com a aplicação de vacinas. "Normalmente, não se sacrifica."

O Mato Grosso do Sul é o sétimo maior produtor de frangos do Brasil. O país lidera atualmente o ranking dos maiores exportadores mundiais de frango, com embarques de cerca de 2,5 milhões de toneladas em 2004 e receita de 2,6 bilhões de dólares.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336627/visualizar/