Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Maio de 2005 às 17:12

    Imprimir


Cerca de 1.500 pessoas entre madeireiros, produtores rurais, comerciantes, empresários e funcionários saíram às ruas de Guarantã do Norte hoje protestando contra as políticas fiscais e ambientais aplicadas pelo governo federal. Agora a tarde A os manifestantes do município vão se unir com os de Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte na BR 163 no bloqueio da Ponte do Rio Peixoto.

Segundo o presidente do Comitê Pró-Regularização Fundiária Alberto Cesário (Betinho) outro manifesto semelhante poderá ser organizado, caso algumas medidas emergenciais não sejam tomadas pelo governo federal. “Esse protesto foi uma extensão do S. O. S Rural organizado pela CNA e Famato. Caso algo não seja feito os manifestantes prometem radicalizar” desabafou.

A adesão dos manifestantes é explicada pelas consequências da grave crise que assola o setor produtivo na Região Norte. Empresas e industrias madeireira estão demitindo funcionários e o índice do desemprego chega a 17,4% conforme estimativas da Associação Comercial e Empresarial de Guarantã do Norte-ACERG.

O setor madeireiro registra uma das maiores crises de todos os tempos na Região Norte e várias industrias madeireiras já paralisaram as atividades. “ Estamos vivenciando o estrangulamento gradativo do setor” ponderou Agostinho Fin.



A situação se agravou ainda mais, depois que o Ministério do Meio Ambiente criou a Reserva Biológica da Serra do Cachimbo, numa extensão de 342.477 mil hectares. O decreto foi publicado no último dia 23.05 no Diário Oficial da União. Cerca de 450 produtores rurais das comunidades Cachimbinho, Curuaés e Vale do XV, serão desalojados por força do decreto. 35% da economia local gira em torno da produção bovina da área atingida, responsável pelo abastecimento dos frigoríficos de Matupá, Colider, Alta Floresta e Sinop.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/336927/visualizar/