Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 31 de Maio de 2005 às 07:51
Por: Juliana Scardua

    Imprimir


Três técnicos do governo dos Estados Unidos chegam hoje ao Brasil para iniciar as vistorias nas plantas frigoríficas exportadoras de carne bovina industrializada ao país. Mas as três unidades industriais instaladas em Mato Grosso embargadas, duas do Friboi e uma da Sadia, assim como o laboratório da Delegacia Federal da Agricultura (DFA) no Estado, deverão ser inspecionados apenas na próxima visita da comissão técnica, marcada para primeiro de julho. A inspeção é uma das exigências para a retomada das exportações, suspensas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no dia 5 de maio.

A medida abarca 28 frigoríficos em todo o país. Conforme o coordenador geral de programas especiais do Dipoa, Ari Crispim dos Anjos, a suspensão foi determinada pelo departamento diante do fato dos frigoríficos não terem se adequado às exigências do acordo de equivalência sanitária na área animal assinado com os Estados Unidos. Segundo o coordenador, as normas estabelecidas atendem especialmente à rígida legislação fitossanitária no que diz respeito à documentação das atividades e programas implementados nos frigoríficos.

Como as exportações ao país norte-americano se resumem à carne industrializada, com cortes especiais pré-cozidos, a qualidade do rebanho bovino, envolvendo principalmente casos de febre aftosa, não é alvo de averiguações pela missão. "Não há exportações de carne in natura aos Estados Unidos, diferente da União Européia. O que está em jogo é a organização documental minuciosa por esses frigoríficos".

Como exemplo, Anjos cita que as limpezas nos frigoríficos devem ter o horário e dia registrados nos arquivos da empresa.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337084/visualizar/