Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 31 de Maio de 2005 às 07:43

    Imprimir


A China está construindo o que afirma ser o maior shopping center do mundo – mais um símbolo de seu crescente poderio econômico.

A construção do South China Mall, na cidade de Dongguan (província de Guangdong, sudeste do país), e a adoção da cultura de freqüentar esses espaços é destaque de uma reportagem nesta quarta-feira no diário americano The New York Times.

Segundo o jornal, até 2010, sete dos dez maiores shoppings do mundo estarão na China – o maior da atualidade é o Golden Resources Mall, que inaugurou em Pequim os seus 6 milhões de metros quadrados de espaço para lojas e entretenimento no ano passado.

De acordo com o Times, esse shopping tem o tamanho de 6 campos de futebol e ocupa área maior que o Pentágono, sede do comando militar americano em Washington, maior edifício de escritórios do planeta.

"Trata-se de um único e colossal prédio de cinco andares – com corredores e corredores de lojas empilhadas sobre mais corredores e corredores de lojas – tão grande que é difícil de se orientar entre as mil lojas e milhares de clientes", afirma o jornal.

Paraíso e inferno

O South China Mall – que deve empregar 20 mil pessoas – será maior ainda, "uma mistura de Disneylândia e Las Vegas, uma versão de paraíso e inferno para os compradores unidos num só lugar".

O diário relata o aumento no poder aquisitivo dos chineses e a tendência entre jovens no país a sair e se reunir nos shoppings.

Mais de 400 shopping centers de grande porte foram erguidos na China apenas nos últimos seis anos.

O jornal americano não perde a chance do trocadilho, apelidando o fenômeno de "great malls of China" (uma brincadeira com a "great wall of China", a Muralha da China).

"As vendas do comércio tiveram um salto de 50% nos últimos quatro anos, segundo dados do governo. E com maiores salários, os chineses vêm gastando seu dinheiro em sapatos, bolsas, roupas ou mesmo em atrações de parques de diversão."




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337086/visualizar/