Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 28 de Maio de 2005 às 09:33

    Imprimir


O primeiro-ministro vietnamita, Phan Van Khai, realizará uma viagem aos Estados Unidos na penúltima semana de junho, a primeira de um alto dirigente vietnamita ao país americano após o fim da Guerra do Vietnã há 30 anos, anunciaram neste sábado, fontes oficiais.

Khai deve iniciar sua visita de uma semana aos EUA em 19 de junho, indicou um comunicado emitido hoje pelo porta-voz do governo vietnamita, Le Dung.

"A visita tem como objetivo fortalecer as relações entre Vietnã e EUA, além de satisfazer os interesses comuns de dois povos pela paz, a estabilidade e o desenvolvimento na região e no mundo todo", ressaltou Dung.

Durante sua visita, que acontecerá apenas um mês antes do décimo aniversário da normalização de relações entre os dois antigos inimigos, Khai manterá conversações com o presidente americano, George W. Bush, em 21 de junho.

EUA e Vietnã, enfrentados entre 1962 e 1975, estabeleceram contatos diplomáticos há dez anos e as relações entre os dois países atualmente estão em seu ponto mais forte.

Os navios de guerra americanos atracam nos portos vietnamitas e desde que foi assinado um acordo bilateral de comércio em 2001, os EUA se transformaram em um dos principais parceiros comerciais do país comunista.

A disputa entre Vietnã e EUA, denominada "Guerra Americana" pelos vietnamitas, acabou em 30 de abril de 1975 quando os carros de combate das forças do Vietnã do Norte derrubaram as portas do Palácio Presidencial.

Calcula-se que três milhões de vietnamitas e mais ou menos 58 mil soldados americanos perderam a vida na longa e crua guerra entre as forças comunistas e as americanas que apoiavam às do então Vietnã do Sul.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/337651/visualizar/