Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 24 de Maio de 2005 às 15:25

    Imprimir


A Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso) vai expor até quarta-feira no encontro Biodiesel BR 2005, a camionete Mitsubishi L200 adquirida pelo Programa de Biocombustíveis do Estado de Mato Grosso (Probiomat), com recursos repassados pelo Governo Federal e complementados pelo Estado via Fapemat. O veículo, que está sendo usado para testes com adição de 20% de biodiesel, tem apresentado bons resultados e deverá rodar 100 mil quilômetros com a mistura.

Durante esse período – que deve ser de cerca de um ano - serão realizados os testes. Depois disso, o veículo utilizará uma adição de 2%, liberada para uso pelo Governo Federal no final do ano passado.

Alguns dos testes serão feitos com a colaboração da própria fabricante do veículo, que cederá seus técnicos para avaliar, por exemplo, o desempenho dos componentes do veículo com o uso do biodiesel, destacando itens como o nível de desgaste das peças. A análise do nível e do tipo de resíduo expelido pelo veículo – de elementos químicos como o enxofre, por exemplo – serão feitas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

A UFMT, que possui laboratório de análises químicas, fará a análise dos componentes químicos do combustível, a fim de verificar se ele se encontra dentro das especificações estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Golemo esclarece que o biodiesel utilizado nos testes será de fabricação da empresa Ecológica Mato Grosso (Ecomat). "Esse combustível já foi aprovado pela ANP e é um dos melhores do Brasil", informa ele. O Encontro Biodiesel BR 2005 acontece no Centro de Eventos do Pantanal.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338012/visualizar/