Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 24 de Maio de 2005 às 15:24
Por: Adilson Rosa

    Imprimir


O 2º Encontro de Educação Infantil começou ontem (segunda-feira) com a participação de cerca de 150 profissionais que atuam nos Centros Educação Infantil (antigas creches) de Várzea Grande. A abertura ficou por conta da doutora em educação infantil, Elizabeth Poubel e Silva que fez um histórico da origem das creches até hoje. Participam gerentes, ADIs (auxiliar de desenvolvimento infantil), berçaristas e professores.

Durante o Encontro, os professores participam de cinco oficinas com temáticas diferentes, mas só pode escolher uma. A procura pelo curso superou as expectativas. Todos os profissionais do CEI Manoel Rosa Figueiredo, do Jardim Glória I, por exemplo estiveram presentes.

Segundo a gerente, a professora Evanir Mendes da Costa, os profissionais – como ADIs e professores – querem se atualizar para oferecer uma educação de qualidade. “Os pais cobram”, lembra.

Conforme a coordenadora de ensino infantil da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Várzea Grande, Fátima Nassarden, a visão assistencialista deu lugar a perspectiva de educar e cuidar.

Com isso, as crianças passam a ser educadas desde a concepção. A visão da creche é que ela seja prazeirosa, pois é lá que a criança vai passar a maior parte do tempo de sua vida.

“O educar numa creche tem que se entrelaçar com cuidar”, ressalta. Fátima acrescenta que as crianças ficavam nas creches para atividades rotineiras, mas hoje essas mesmas creches tem o papel social, pedagógico, afetivo. “A preocupação de todos os envolvidos no processo educação é com a evolução dessa criança”.

A coordenadora lembra que após completar a etapa do ensino infantil (de zero a cinco anos), a criança está preparada para interpretar o mundo. “O ensino infantil é tempo de formação da criança”.

O 2o Encontro de Educação Infantil vai até quarta, sempre das13h30min até as 17h30min.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338014/visualizar/