Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 15:02

    Imprimir


Os reajustes anuais das tarifas de energia elétrica serão menores a partir de 2006, com a aplicação integral de "amortecedor" em todos os contratos. O desconto vai variar de dois a três pontos percentuais em relação ao IGP-M, indicador usado na correção dos contratos de energia. Prevista desde o início do processo de privatização do setor elétrico, o chamado "fator X" é um redutor de tarifas usado para repassar para os consumidores os ganhos de produtividade.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fixa uma meta de produtividade, levando em conta os ganhos de eficiência obtidos nos anos anteriores, que deverá ser atingida no período seguinte.

Além desse desconto, também há a expectativa de que o IGP-M diminua o ritmo. Pelas projeções do mercado, ele deve encerrar o ano em 6,7%, a menor taxa desde 1998, quando ocorreu a privatização da maior parte do setor elétrico.

Além de IGPs mais elevados do que os índices de preços ao consumidor, a energia também subiu mais nos últimos anos porque desde 2003 cada distribuidora teve direito a uma revisão tarifária. Neste ano, terão revisão as últimas 16 concessionárias.





Fonte: Globo.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338252/visualizar/