Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 14:52

    Imprimir


São Paulo - Ao cruzar o Estreito de Bering da Sibéria para a América do Norte, a humanidade iniciou a povoação daquele que se tornaria conhecido muito tempo depois como Novo Mundo. Apesar de ter sido esse o caminho mais provável, a forma como se deu a fixação dos primeiros americanos também é motivo de calorosas discussões e muitas incertezas.

Um artigo publicado no periódico PloS Biology reacende a questão ao procurar avaliar quantitativamente o desenvolvimento populacional das Américas. O estudo feito por Jody Hey, da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, sugere que o continente foi inicialmente colonizado por um número surpreendentemente pequeno de indivíduos.

Pela tese dos norte-americanos a travessia do estreito teria ocorrido há 14 mil anos, data que é questionada por vários pesquisadores, inclusive brasileiros.

Segundo Hey, cerca de 70 pessoas compunham o grupo inicial. A abordagem do cientista difere de estudos genéticos populacionais tradicionais. Para ele, estudar níveis da variação da seqüência de DNA em uma única região genômica pode oferecer pistas da história daquele gene, mas a natureza da evolução genética implica que genes diferentes têm histórias diferentes.

O pesquisador norte-americano analisou seqüências genéticas de nove regiões genômicas, de modo que a história genética de uma população pudesse ser encontrada apesar da variabilidade entre os genes.

Hey adicionou em seguida um parâmetro extra a modelos tradicionais de modo a incorporar mudanças no tamanho da população ancestral e em cada população fundadora através do tempo.

O resultado da pesquisa sugere que apenas cerca de 70 pioneiros deixaram a Ásia - que na época contava com aproximadamente 9 mil pessoas - para chegar à América.

Evidências arqueológicas, segundo o artigo, continuam atestado que a população do continente tenha se iniciado há 14 mil anos.





Fonte: Agência Fapesp

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338259/visualizar/