Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 13:48

    Imprimir


A Microsoft tem até o final deste mês para resolver suas diferenças com a União Européia em relação a acusações de práticas comerciais nocivas na Europa. O prazo está relacionado com um julgamento em 2004 em que o braço executivo da UE, a Comissão Européia, condenou a Microsoft por abuso de sua liderança do mercado.

A Microsoft tem que dar explicações sobre como a gigante norte-americana pretende mudar suas práticas para que elas se adequem às normas européias.

Mas a Comissão Européia tem mostrado irritação com a falta de pressa da Microsoft.

Dever de casa

Segundo a comissária para assuntos competitivos da Comissão Européia, Neelie Kroes, a organização está "esperando que a Microsoft termine o dever de casa".

Além de uma multa de US$ 640 milhões baixada em março de 2004, a Comissão Européia também mandou a Microsoft divulgar para rivais o código básico dos seus principais programas.

O objetivo é permitir que outros fabricantes de software possam produzir programas mais compatíveis com o Windows da Microsoft.

A Microsoft também recebeu ordens para fornecer o seu sistema operacional sem o Windows Media Player, utilizado para a reprodução de áudio e vídeo em computadores.

Multa

De acordo com as normas européias, a Comissão poderá aplicar uma multa equivalente a 5% do faturamento global diário da Microsoft para cada dia em que a empresa não adotar as medidas exigidas por Bruxelas.

Segundo Kroes, ainda é muito cedo para determinar se o processo iniciado contra a Microsoft deverá ser reaberto caso a empresa não responda às exigências.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338273/visualizar/