Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 07:18
Por: Maurício Azevedo

    Imprimir


Empresas e entidades comerciais de Cuiabá e Várzea Grande já utilizam ferramentas disponibilizadas pela internet para a seleção de profissionais. O correio eletrônico, conhecido também pela expressão e-mail, é o principal veículo que os estabelecimentos usam para receber os currículos dos interessados a uma vaga de trabalho.

Há sete meses, a Associação dos Lojistas do Shopping Três Américas recebe currículos via e-mail. Os dados dos pretendentes às vagas de empregos são armazenados num arquivo para serem consultados pelos lojistas. Outra forma da entidade receber as informações pessoais dos candidatos é a ficha eletrônica existente no site do Shopping Três Américas (www.shopping3americas.com.br).

Apesar do uso da internet, a associação continua recebendo os currículos impressos. Segundo a coordenadora de marketing da entidade, Ana Paula Ferreira, o uso da internet para o envio de currículos ainda é baixo, mas representa avanços significativos para quem utiliza a alternativa.

"As informações de todos os currículos que chegam, seja pela internet ou impressos, são repassadas para o nosso banco de dados, que fica à disposição dos lojistas do shopping", explica Ana Paula.

Para os interessados num emprego no estabelecimento comercial, a coordenadora de marketing alerta que a maioria das contratações ocorre no final do ano devido ao movimento decorrente do período natalino.

A rede de supermercados Comper também recebe currículos pela internet. Conforme a encarregada dos recursos humanos da empresa, Rita Aparecida, o número de currículos enviados por este meio não chega nem a 5% do total.

Ela afirma que cerca de 30 a 40 currículos chegam semanalmente no departamento de recursos humanos da empresa. Desse total, cerca de quatro são enviados via internet. Isso ocorre porque a maioria das pessoas que se candidata a trabalhar nas unidades da rede mora em Cuiabá e Várzea Grande.

Rita ressalta que todos os currículos eletrônicos são impressos e colocados junto aos demais. Por isso, não há levantamento de quantas pessoas que mandaram os dados pessoais via rede mundial de computadores foram contratadas nos supermercados.

Especialistas orientam que os candidatos que mandam currículos por vias eletrônicas, se convocados para entrevistas, devem ter sempre os dados relativos à vida profissional impressos para facilitar a apresentação na empresa.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338376/visualizar/