Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 23 de Maio de 2005 às 07:04
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


Morreu ontem, aos 69 anos, vítima de infarto, o advogado e sargento reformado do Exército, Edgar Nogueira Borges, um dos fundadores do velho MDB (hoje PMDB). Seu corpo, que está sendo velado na funerária Santa Rita, será enterrado hoje, às 8h30, no cemitério Bom Jesus de Cuiabá.

Edgar é natural de Alto Araguaia. Atualmente ocupava cargo no governo Blairo Maggi, como assessor na Ouvidoria-Geral do Estado, órgão vinculado à Casa Civil.

Foi um dos opositores ao governo militar (64-85), quando ainda morava em São Paulo. Aos 21 anos, liderou o Movimento dos Sargentos. Foi perseguido e preso sob acusação de prática subversiva. Então filiado ao PTB, concorreu, em 63, a uma cadeira de vereador por São Paulo, se elegeu ao conquistar 29 mil votos, mas não pôde assumir o posto porque recebeu punição e, em seguida, transferido para Ponta Porã, onde ficou preso durante 13 meses.

Já em Mato Grosso e atuando no PMDB, Edgar também concorreu ao Senado, em 78, com seu colega de partido padre Raimundo Pombo. No mesmo ano, foi detido em Corumbá, por 72 horas, também por subversão. No governo Carlos Bezerra (87/89), Edgar chegou a acumular três cargos (secretário de Educação, de Governo e de Assuntos Fundiários), além de presidir a extinta Codemat.

Na última sexta, Edgar sofreu enfarto, em Várzea Grande. Saiu da residência direto à UTI do São Mateus. O irmão Daltro conta que, às 2 horas, deixou o hospital animado com a informação de que Edgar seria transferido ainda ontem para um apartamento. Três horas depois, o irmão sofreu enfarto fulminante e faleceu. Edgar era casado pela segunda vez. Tinha 12 filhos, 10 do primeiro casamento: Otávio, Maria Aparecida, Kátia, Hélida, Magda, Thaís, Núbia, Marcel, Márcio e Fábio. Já Edgarzinho e Priscila são do segundo casamento. "Ele foi um grande pai, amigo e idealista. Tinha posições ideológicas firmes", destaca o engenheiro agrônomo Otávio, 47.

Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa (PMDB), Edgar era defensor das causas sociais. "É uma grande perda". Velhos aliados políticos de Edgar, como os ex-governadores Bezerra e Dante de Oliveira destacam os ideais do peemedebista.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338382/visualizar/