Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 20 de Maio de 2005 às 13:14
Por: Benjamin Kang Lim

    Imprimir


Homens não-identificados deceparam dois dedos de um repórter de um dos jornais mais progressistas da China, em uma aparente resposta a seus artigos, afirmaram na sexta-feira um colega dele e uma outra publicação do país.

Não estava claro qual seria o motivo exato da agressão contra Wen Chong, jornalista do Southern Metropolis Daily. O incidente aconteceu na quarta-feira.

Mas os casos de violência contra jornalistas, a maioria deles contra repórteres que escrevem sobre crimes e casos de corrupção, estão se tornando cada vez mais frequentes na China, disse o grupo norte-americano Comitê para a Proteção de Jornalistas, em seu site (www.cpj.org).

No ataque mais recente, os homens invadiram a casa de Wen, na cidade de Zhongshan (Província de Guangdong), espancaram-no e cortaram fora os dedos indicador e médio da mão direita dele, afirmou um editor do jornal por telefone.

"Nossos repórteres já haviam sido agredidos antes. Nossas histórias são relativamente críticas, então é comum ofendermos as forças malignas da sociedade", disse. O editor não quis fornecer maiores detalhes.

Wen, 30, gritou pedindo ajuda depois de os agressores terem fugido, levando os dedo, escreveu o jornal China Youth Daily. O jornalista foi levado a um hospital próximo.

Ninguém foi detido.



"Ele perdeu algo que é importante para um repórter: a capacidade de usar uma caneta a fim de realizar entrevistas e escrever artigos. Essa é a coisa mais dolorosa para um repórter", disse um colega do jornalista citado pelo China Youth Daily.

O Southern Metropolis Daily é um dos jornais mais populares da China. Foi essa a publicação que primeiro divulgou, em dezembro de 2003, informações sobre o surto de Síndrome Respiratória Aguda e Grave (Sars) no país.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/338924/visualizar/