Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 15 de Dezembro de 2012 às 11:09
Por: Mariana Palma

    Imprimir


Arquivo pessoal
A determinação e disciplina do mineiro o levaram ao resultado antes do esperado
A determinação e disciplina do mineiro o levaram ao resultado antes do esperado
Guilherme perdeu 62 kg em 2 anos (Foto: Arquivo pessoal)
Guilherme perdeu 62 kg em 2 anos
(Foto: Arquivo pessoal)

 

Com 22 anos e 62 kg a menos na balança, o jovem Guilherme Pinheiro Rosa segue um estilo de vida saudável, com uma rotina diária de exercícios físicos e alimentação balanceada.

“Acordo a cada dia me sentindo melhor, me sentindo cada vez mais saudável”, conta o mineiro de Belo Horizonte, que já chegou a pesar 139 kg aos 20 anos. “Quando pensei em mudar de vida, pensava mais na estética, não ligava muito para a saúde como eu ligo hoje”, lembra.

A decisão de mudar os hábitos veio quando as roupas começaram a ficar apertadas e a visão do espelho já não agradava mais. “Eu percebia que estava engordando, mas não caía a ficha que precisava emagrecer. Comecei a me achar feio nas fotos e resolvi mudar”, conta.

O excesso de peso começou a aparecer depois dos 16 anos, quando Guilherme almoçava sozinho em casa e optava sempre pela combinação miojo e refrigerante. “Fazia minha própria alimentação, independente do que meus pais comiam”, lembra. Fora isso, ele fazia poucas refeições por dia em grandes quantidades, o que o levava sempre aos excessos.


Em fevereiro de 2011, o mineiro procurou uma academia para começar, mas ainda não havia mudado a alimentação. “Já tinha feito academia, fiquei 2 meses só e não ia todos os dias”, lembra. Mas dessa vez, ele já começou de um jeito diferente, com um novo pensamento e uma nova determinação. “Os primeiros 6 meses são os mais importantes para ver se a pessoa vai continuar mesmo. Eu fui gostando cada vez mais, comecei indo 3 vezes por semana e depois passei a ir de segunda a sábado”, afirma.

Porém, os treinos de Guilherme eram sempre focados na musculação, nunca nos exercícios aeróbicos. “Vi que não estava perdendo peso, então percebi que precisava começar a correr e mudar também minha dieta”, lembra. Até o momento que fez apenas exercícios, ele conseguiu perder 19 kg. Quando aliou a alimentação à atividade física, inclusive a aeróbica, o resultado veio muito mais rápido. “Foi aí que comecei a perder peso mesmo”, afirma.

No começo, era difícil. Mas foi ficando fácil com o tempo"
Guilherme Pinheiro Rosa

Com a ajuda de uma nutricionista, ele passou a comer melhor, a mastigar melhor, a beber muita água e a fazer várias refeições ao dia. “Hoje eu como sete vezes por dia. Depois que fui à nutricionista, não comi mais pizza, miojo, frituras e refrigerante”, conta. Além disso, ele cortou também a cerveja e passou a comer mais frutas e salada. “No começo, era difícil. Mas foi ficando fácil com o tempo”, avalia.

Outra dificuldade que Guilherme teve foi dentro da própria casa, onde a alimentação da família não mudou e ele teve que se adaptar. “Via meus pais comendo e às vezes dava uma escapada, mas hoje sei me segurar. Tem biscoito recheado em casa e eu não como. Falo para o meu pai comprar alimentos saudáveis para mim e faço a minha dieta”, diz. Com o pensamento saudável, o jovem diz que tenta influenciar os pais. “Eu digo que eles comem errado, mas não adianta nada falar se a pessoa não quer mudar”, avalia Guilherme.

Querer mudar, inclusive, foi determinante para o mineiro atingir o sucesso e conseguir recuperar a forma física e a saúde. “Acreditei em mim, sabia que eu ia conseguir, mas não imaginei que seria tão rápido”, revela. Atualmente, com 77 kg, ele ficou mais confiante e mais disposto. “A cada dia que passa, eu me sinto mais saudável. Não adianta só saber o que tem que fazer e ter preguiça de fazer. Tem que saber e fazer, tem que ter determinação”, recomenda.

Aos 77 kg, ele fez as pazes com o espelho e se acostumou com os hábitos saudáveis (Foto: Arquivo pessoal)
Aos 77 kg, ele fez as pazes com o espelho e se acostumou com os hábitos saudáveis (Foto: Arquivo pessoal)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/33903/visualizar/