Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Maio de 2005 às 18:19
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


A equipe técnica da Fundação de Promoção Social (Prosol) está visitando os Municípios de Mato Grosso para auxiliar os gestores municipais da Assistência Social na elaboração de projetos para captação de recursos federais. Seguindo um cronograma de reuniões, o primeiro Município atendido é Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá) e até o final de junho, dez pólos regionais do Estado serão atendidos por técnicos da Fundação, totalizando 138 cidades.

Neste primeiro momento, 16 Municípios da Região Sul de Mato Grosso participam da reunião em Rondonópolis (Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Tesouro, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, São José do Povo e São Pedro da Cipa). As atividades iniciaram nesta quinta-feira (19.05) e se encerram no sábado (21.05).

Durante as reuniões, os técnicos da Prosol auxiliam os técnicos dos Municípios na elaboração de projetos, detalhando todas as necessidades nas mais diversas áreas de atendimento social, seja de crianças, idosos, portadores de necessidades especiais, programas de erradicação do trabalho infantil, contra o abuso e exploração sexual.

Paralelamente a este trabalho dos técnicos, a diretoria da Fundação está reunindo-se com as gestoras municipais de Assistência Social para analisar o montante de recursos que o Governo Federal remete atualmente para a área de assistência social de cada localidade. “Há Municípios que recebem mais e outros menos. Muitas vezes, o valor remetido não é coerente com a realidade local ou com o número de habitantes da cidade. A idéia é fazer uma redistribuição coerente e compatibilizar a contrapartida de recursos do Governo do Estado, pactuando assim valores dos dois poderes, ampliando a eficiência de recursos financeiros e da cobertura social”, ressaltou a presidente da Prosol, Márcia Gebara.

Todo este trabalho coloca Mato Grosso á frente dos demais Estados do Brasil e busca levantar a real necessidade na área da assistência social, para que, a partir de julho deste ano, quando entrar em funcionamento o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o Governo Federal já tenha um diagnóstico da realidade e necessidade do Estado no que se refere a investimentos na área social. “Mais uma vez o Estado sai na frente, pois quando o SUAS iniciar, o Governo Federal terá um diagnóstico atualizado de Mato Grosso, com todas as necessidades regionais”, destacou a presidente da Prosol.

Para a secretária de Ação Social de Rondonópolis, Rose Sachetti, a reunião é importante porque esclarece dúvidas com relação às metas e programas do Governo Federal. “Temos muitas indagações, como, por exemplo, o que fazer para aumentar recursos para o nosso Município. Ou ainda, saber se estamos utilizando de maneira correta os recursos enviados. Pela primeira vez, todas essas perguntas são respondidas de forma clara e objetiva pelos técnicos da Prosol”, destacou.

A secretária também aponta para as necessidades de Rondonópolis. “Nosso principal objetivo é aumentar o número de bairros atendidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)”, explicou.

Já a secretária de Promoção e Ação Social de Pedra Preta, Mara Beatriz Freitas, tem dúvidas com relação à reivindicação de metas e recursos. Começamos uma gestão e devemos acompanhar as reais necessidades do Município. No meu caso, tenho interesse em atender os problemas da APAE, que passa por dificuldades e não recebe recursos do Governo Federal. Preciso saber como inserir a instituição no plano do Governo”, lembrou.

Para a elaboração dos projetos técnicos, referentes aos programas sociais do Governo Federal, são apresentados os indicadores sociais de cada localidade como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), população, dados estatísticos, número de beneficiários dos atuais programas que o Município é contemplado, número de população infanto-juvenil e distância da Capital. Além desses dados, é necessário levantamentos como atendimentos realizados pelo posto de saúde e do Conselho Tutelar e Delegacia de Polícia, com relação ao trabalho infanto-juvenil, abuso e exploração-sexual.

Primavera do Leste também já sedia as reuniões com técnicos da Prosol. As atividades encerram no domingo (22.05) e oito Municípios participam do evento sendo Campo Verde, Gaúcha do Norte, Nova Brasilândia, Paranatinga, Planalto da Serra, Poxoréo e Santo Antonio do Leste.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/339184/visualizar/